Além do prémio especial que irá receber por parte da UEFA, pelo seu estatuto de melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo será também um dos embaixadores do sorteio da nova fase da liga da competição, agendado para a próxima quinta-feira, no Monaco (17h00).
O craque português será responsável por acionar o botão que, de forma automática, irá definir os emparelhamentos dos vários participantes nesta fase da prova, onde se incluem Benfica (pote 2) e Sporting (pote 3). Recorde-se que, devido à maior complexidade, o sorteio da fase de liga (36 equipas juntas num só grupo) não será feito da forma tradicional. As bolas dos clubes serão retiradas dos potes apenas uma vez e, a partir daí, será um computador a definir os adversários através de um algoritmo, facilitando o cumprimento dos vários critérios.
Segundo a UEFA, efetuar o sorteio da nova Champions nos moldes antigos levaria a que o mesmo durasse 4 horas e fossem necessárias mais de... 900 bolas! "O primeiro passo do sorteio ainda é físico, alguém ainda vai tirar uma bola de uma taça. No entanto, temos agora 36 equipas que precisam de oito adversários sorteados cada. Teríamos de preparar bolas para todos os possíveis adversários elegíveis – teria demorado muito tempo. De seguida, sortearemos o nome de cada equipa com uma bola e os seus adversários serão selecionados aleatoriamente pelo computador", explicou Stéphane Anselmo, responsável pelo desenvolvimento estratégico das competições, ao site da UEFA.
Por RecordAlterações serão implementadas a partir da temporada 2027/28
Giorgio Marchetti, secretário-geral adjunto da UEFA, partilhou dados da última temporada no Portugal Football Summit
Embate com os belgas, na 5.ª jornada da Liga dos Campeões, realiza-se a 26 de novembro, às 20 horas
A partir da temporada 2027/28
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Emblema argentino corre o risco de fechar as portas