_
A atribuição a Lisboa da fase decisiva da Liga dos Campeões é um "motivo de orgulho" para Portugal e um sinal da "qualidade das infraestruturas" desportivas do país, considerou esta quarta-feira o presidente da Liga portuguesa.
"Ter a confiança da UEFA para receber pelo menos sete jogos da fase final da Liga dos Campeões é sinal de orgulho, mas também da qualidade que as infraestruturas do futebol profissional têm. Algumas, como são o caso das escolhidas, são de excelência e isso deve ser valorizado por todos nós", elogiou Pedro Proença.
Os estádios da Luz e de Alvalade, respetivamente de Benfica e Sporting, vão receber em agosto a 'final a oito' da competição, em campos neutros e em apenas um jogo, conforme anunciou a UEFA.
Pedro Proença louvou igualmente a federação, que, no seu entender, revelou "uma vez mais uma grande capacidade organizativa", o que, em seu entender, "permite colocar Portugal como palco da elite do futebol europeu".
O encontro decisivo estava previsto para o Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, que, em maio de 2018, tinha derrotado a casa do Benfica nesta corrida.
Os jogos referentes aos quartos de final, meias-finais e final da prova disputar-se-ão assim em Lisboa, entre os dias 12 e 23 de agosto, por força das circunstâncias extraordinárias, fruto da pandemia covid-19.
A edição de 2019/20 da Champions, que foi suspensa em março devido à pandemia, vai ser reatada com os restantes quatro jogos dos oitavos de final, seguindo-se o desfecho inédito em campos neutros.
Segundo a UEFA, Atlético de Madrid, Atalanta, Leipzig e Paris Saint-Germain aguardam a segunda mão dos embates dos 'oitavos' (Manchester City-Real Madrid, Juventus-Lyon, FC Barcelona-Nápoles e Bayern Munique-Chelsea), agendados para 07 e 08 de agosto, no Porto ou em Guimarães, caso não sejam jogados nos recintos dos clubes.
Nessa altura, já vai ser conhecido o alinhamento dos 'quartos', a disputar entre 12 e 15 de agosto, e das 'meias', em 18 e 19 de agosto, uma vez que o sorteio destas fases ficou marcado para 10 de julho.
Por LusaClube minhoto estará na fase regular da Champions se vencer a Liga Europa
A partir de 2027/28, Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões. Sport TV tem as duas primeiras escolhas, com a DAZN a reforçar a transmissão e a garantir a exclusividade na Liga Europa e Conference
Gyokeres e Alvarez marcaram os golos da segunda meia final da Champions
Poderá, no entanto, ter três caso o Sp. Braga conquiste a Liga Europa
A partir de 2027/28, Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões. Sport TV tem as duas primeiras escolhas, com a DAZN a reforçar a transmissão e a garantir a exclusividade na Liga Europa e Conference
Ex-Benfica converteu penálti na vitória (3-0) do Rosario Central na Venezuela
Internacional inglês está no Ipswich
NAC Breda processa Federação devido à nacionalidade de um jogador do Go Ahead Eagles
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Internacional português decisiva no apuramento do Aktobe para os quartos de final