O Benfica registou na última noite, frente ao Newcastle no St. James' Park, a terceira derrota consecutiva na fase regular da Liga dos Campeões. Com 15 pontos ainda em disputa, a tarefa de José Mourinho em colocar as águias na próxima fase da competição milionária tornou-se um pouco mais complicada, mas, tal como o técnico dos encarnados, também o supercomputador da Opta 'acredita' que o Benfica conseguirá marcar presença entre os 24 primeiros classificados desta fase da competição e, assim, seguir em frente.
De acordo com esta ferramenta da plataforma Opta, espera-se que o Benfica termine a fase regular da Champions League no 19.º lugar, portanto, dentro do grupo de equipas que conseguirão avançar para o playoff da competição. Seguindo esta 'lógica', a equipa de José Mourinho cruzar-se-ia com o Qarabag, adversário contra o qual sofreu uma surpreendente derrota no Estádio da Luz logo na 1.ª jornada, resultado esse que culminou numa mudança na liderança da equipa técnica do clube, com a saída de Bruno Lage e a entrada do 'Special One'. Tudo isto porque, com base no que o clube azeri mostrou nas três primeiras jornadas, o supercomputador da Opta prevê que o Qarabag conseguirá terminar esta fase na 14.ª posição.
Mas as boas notícias para os adeptos portugueses não terminam por aqui. Segundo a mesma ferramenta, também o Sporting conseguirá seguir em frente na competição. Os leões, que disputam esta noite a 3.ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões - têm para já uma vitória (4-1 sobre o Kairat Almaty) e uma derrota (1-2 diante do Nápoles) na prova milionária - deverão terminar esta fase na 10.ª posição, dois lugares abaixo do tão desejado top-8 que garante o apuramento direto para os oitavos de final.
De acordo com estas previsões, o clube liderado por Rui Borges medirá forças com o Club Brugge no playoff da Liga dos Campeões, um adversário teoricamente ainda mais complicado que o das águias e que ainda irá defrontar nesta fase da competição - as duas equipas defrontam-se na 5.ª ronda, em Alvalade.
Mourinho acredita no apuramento
Em declarações no final do jogo em Newcastle, José Mourinho sublinhou que o Benfica não precisa de vencer todos os cinco jogos que lhe faltam para avançar na prova. "Ontem disse que não falava à equipa no fim, hoje fi-lo. Disse-lhes que temos 15 pontos para lutar na Champions. Não precisamos de 15 para nos qualificarmos. Acho que entre 9 e 11 será suficiente. Não é demagogia barata dizer que podemos qualificar-nos apesar de termos jogos difíceis. Para mim este era o mais difícil. Temos dois jogos para jogar em casa, temos de limpar a cara. Não interessa que fizemos uma boa primeira parte, nada disso interessa. Aquilo que interessa é que perdemos 3-0. Temos de limpar a cara", disse o técnico, na flash-interview à Sport TV.
O que ainda falta jogar a Benfica e Sporting na fase regular da Champions:
SPORTING
Marselha (c)
Juventus (f)
Club Brugge (c)
Bayern Munique (f)
PSG (c)
Ath. Bilbao (f)
BENFICA
Bayer Leverkusen (c)
Ajax (f)
Nápoles (c)
Juventus (f)
Real Madrid (c)
Acompanhe todas as incidências do encontro
Treinador do Manchester City destaca qualidade do português no golo de cabeça ao Villarreal
Previsões apontam que os dois clubes irão terminar a fase regular no top-24 e que as águias deverão até ter um ajuste de contas
Roony Bardghji em destaque com lance individual na vitória sobre o Olympiacos
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Filipe Celikkaya confiante para a receção ao Orlando City; David Costa defronta Diogo Gonçalves