Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Equipa de Rui Borges já tem presença no playoff assegurada, mas pode almejar apuramento direto para os 'oitavos'; Mourinho dependente de terceiros
Seguir Autor:
Com a derrota esta noite em Turim frente à Juventus (0-2), o Benfica complicou e muito as contas pelo apuramento rumo ao playoff da Liga dos Campeões. À entrada para a última jornada da fase regular, a equipa de José Mourinho já sabe que está obrigada a vencer em casa o Real Madrid - que ontem goleou o Monaco por 6-1 no Santiago Bernabéu - para continuar a sonhar com uma presença na próxima fase da competição milionária. Mas há mais...
Vamos a contas. Com sete rondas disputadas, o Benfica posiciona-se neste momento no 29.º lugar (fora dos lugares de acesso ao playoff), com 6 pontos e uma diferença de golos negativa (-4). Uma vez que uma derrota e um empate não servem para o Benfica, vamos colocar em cima da mesa o único cenário possível: uma vitória sobre o Real Madrid. Caso este cenário se confirmasse na última jornada, o Benfica passaria a somar 9 pontos, que nesta altura é suficiente para garantir um lugar entre os 24 melhores classificados.
Como escrevemos inicialmente, a vitória sobre o Real Madrid pode não chegar ao Benfica para seguir em frente na Liga dos Campeões, até porque à frente das águias na classificação estão equipas que podem superar a marca dos 9 pontos - ou ter melhor diferença de golos, como é o caso do Bodo/Glimt (-2) -, e atrás estão clubes que podem igualmente terminar à frente do Benfica na tabela. Contudo, se o calendário não foi propriamente 'bondoso' com o Benfica, também é certo dizer que outros clubes provaram da mesma 'sorte' que as águias tiveram no sorteio.
Relacionadas
Olhemos para a classificação e para os clubes que têm neste momento 8 pontos e estão em zona de apuramento para o playoff da Liga dos Campeões, como são os casos de PSV (22.º), Ath. Bilbao (23.º) e Olympiacos (24.º), os últimos três classificados do top-24. Os holandeses recebem o Bayern Munique (2.º), que esta noite juntou-se ao Arsenal no lote de equipas apuradas para os oitavos de final. O Ath. Bilbao recebe o Sporting (já confirmado no playoff) no San Mamés, onde uma vitória dos leões poderia ajudar o 'rival' Benfica a qualificar-se para a próxima fase e colocaria a formação de Rui Borges muito bem encaminhada para seguir diretamente para os 'oitavos'. Por fim, o Olympiacos viaja até Amesterdão para travar forças com o Ajax (32.º), que vem de duas vitórias consecutivas (Qarabag e Villarreal) e ainda tem matematicamente possível o apuramento para a próxima fase, embora a diferença de golos seja neste momento pior que a do Benfica (-12).
Considerando que Benfica vence o Real Madrid e que PSV (22.º), Ath. Bilbao (23.º) e Olympiacos (24.º) perdem os seus encontros, as águias asseguram desde logo uma subida de três lugares na classificação. Mas também existem outros emblemas que poderão intrometer-se nestas contas. Falamos de Bodo/Glimt (28.º), Club Brugge (27.º), Copenhaga (26.º) e Nápoles (25.º). À exceção dos noruegueses, que têm os mesmos pontos que o Benfica, todos os outros podem superar os possíveis 9 pontos dos encarnados. Neste cenário, seriam 6 clubes a lutar pelas três últimas vagas no top-24 da Liga dos Campeões - isto se deixarmos de fora equipas como o Ajax (32.º), Saint-Gilloise (31.º) e Pafos (30.º), todas elas com 6 pontos, mas com uma diferença de golos ainda mais negativa que a da equipa liderada por José Mourinho.
Relacionadas
Com a histórica vitória alcançada ontem frente ao PSG em Alvalade (2-1), o Sporting garantiu o apuramento para o playoff da Liga dos Campeões. À entrada para a última ronda da fase regular, os leões de Rui Borges posicionam-se no 10.º lugar da tabela classificativa, com ampla possibilidade de seguir diretamente para os oitavos de final. Contudo, é preciso sublinhar que existem outros sete clubes com o mesmo número de pontos que o Sporting, todos eles também com possibilidades de garantirem o apuramento para a próxima fase. São eles Atalanta (13.º), Atlético Madrid (12.º), Manchester City (11.º), Barcelona (9.º), Chelsea (8.º), Newcastle (7.º) e PSG (6.º), sendo que estes dois últimos defrontam-se no Parque dos Príncipes e apenas um poderá sair vencedor.
À exceção do Manchester City, que defronta o Galatasaray (17.º), todos os outros clubes irão travar forças com equipas que entram para a última jornada fora dos lugares de apuramento para o playoff: o Barcelona recebe o Copenhaga (26.º), o Atlético Madrid defronta em casa o Bodo/Glimt (28.º) e a Atalanta visita o Saint-Gilloise (31.º), pelo que mesmo uma vitória do Sporting no San Mamés poderá não ser suficiente para garantir os oitavos de final da Champions League.
Os dados da GoalPoint
Especialista Record Jorge Faustino analisa a arbitragem de Serdar Gözübüyük
O Benfica está em queda na Champions e a escorregadela de um Pavlidis que não sabia falhar penáltis como águia foi a imagem caricata disso mesmo
Equipa de Rui Borges já tem presença no playoff assegurada, mas pode almejar apuramento direto para os 'oitavos'; Mourinho dependente de terceiros
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Ajax venceu tal como os leões e belgas também ganharam
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos