Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Em causa está a polémica com Prestianni, médio do Benfica, no duelo disputado na quarta-feira no Estádio da Luz
Seguir Autor:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pediu, esta quinta-feira, rigor a FIFA e UEFA na punição de envolvidos no caso de alegado racismo contra Vinicius Júnior, na visita do Real Madrid ao Benfica, para a Liga dos Campeões.
Em cartas enviadas aos organismos internacionais do futebol, Samir Xaud, presidente da CBF, reforçou que espera a monitorização da FIFA no caso e que a UEFA adote as medidas necessárias para identificar e punir os culpados pelas injúrias racistas.
À FIFA, a CBF agradece o gesto de solidariedade do seu presidente, Gianni Infantino, e enaltece as mudanças nos artigos 15 e 30 do código disciplinar da entidade, os quais dão novos mecanismos e formas de combater e erradicar a discriminação do futebol.
Relacionadas
A CBF destaca que a instituição europeia tem sido uma das líderes no combate ao racismo e à discriminação, com políticas criadas para prevenir e punir condutas discriminatórias.
A CBF também enviou um pedido formal à UEFA para uma "investigação minuciosa sobre os atos cometidos contra Vinicius Jr. e que leve em consideração o testemunho da vítima e das pessoas presentes, para identificar e punir de maneira exemplar os envolvidos no episódio".
No jogo de terça-feira da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, no Estádio da Luz, em Lisboa, o avançado do Real Madrid e da seleção brasileira, após celebrar o golo marcado, relatou ao árbitro François Letexier ofensas alegadamente proferidas pelo argentino Gianluca Prestianni, jogador do Benfica.
O árbitro ativou o protocolo antirracismo da FIFA, interrompendo momentaneamente o jogo e disso informando ao estádio.
A ativação do protocolo desencadeou uma série de reações racistas de alguns adeptos, que ofenderam o jogador brasileiro, reproduzindo sons de macacos.
Relacionadas
Kai Havertz saltou do banco para dar a vitória aos gunners
Luis Díaz e Kane marcaram para os bávaros, enquanto Mbappé reduziu para os merengues
Treinador do Liverpool quer recuperar da fase negativa
Avançado do Arsenal de volta a uma casa que já foi sua... agora como adversário
Antigo selecionador da Roménia morreu esta terça-feira, aos 80 anos
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno
Dragões venceram o Sp. Braga na final do torneio destinado a equipas sub-12
Ex-Arsenal e capitão do País de Gales retira-se aos 35 anos