Chelsea pode ser obrigado a jogar em terreno neutro nos 'oitavos' por causa de um motivo inesperado

Blues apuraram-se diretamente, mas têm um problema que ninguém estava à espera

Seguir Autor:

Blues garantiram apuramento direto
Blues garantiram apuramento direto • Foto: AP

Ao terminar na 6.ª posição a fase regular da Liga dos Campeões, o Chelsea assegurou o apuramento direto para os oitavos-de-final, mas também o direito de jogar a segunda mão dessa ronda em casa. Contudo, o sucesso das outras equipas londrinas (Arsenal e Tottenham) pode acabar por trocar as voltas aos blues e obrigá-los a, no limite, ter de jogar o duelo caseiro dos 'oitavos'... em terreno neutro.

A explicação é simples: de acordo com as regras da UEFA, dois clubes não podem jogar "no mesmo estádio, na mesma cidade ou cidades no raio de 50 quilómetros" na mesma noite. Ora, havendo três equipas londrinas com estatuto de cabeça de série para fechar os 'oitavos' em casa para jogar em duas noites torna-se impossível encaixá-las no mesmo calendário e, tendo Arsenal e Tottenham a primazia por terem acabado acima na tabela, o Chelsea vê-se num cenário totalmente inesperado.

Para contornar esta situação há quatro opções, segundo escreve o 'Goal'. Mas nenhuma delas de execução fácil.

A primeira, mantendo o estatuto caseiro do Chelsea, passa por convencer as autoridades londrinas a aceitar montar um operativo policial sem precedentes, que permita acomodar dois jogos grandes na mesma noite. Possível, mas bastante difícil.

A segunda, essa de pesadelo para os adeptos, levaria o Chelsea a fechar a eliminatória a atuar em terreno neutro. Sempre a 50 quilómetros da capital e dos estádios do Tottenham e do Arsenal. Isso exclui desde logo a chance de jogar em Wembley, por exemplo, que este reduto está a 20 e 17 quilómetros dos estádios rivais, respetivamente.

Outra possibilidade, mantendo a Chelsea como equipa visitada na segunda mão, passaria por mover esse jogo para a quinta-feira. O que, parecendo fácil na teoria, na prática poderá gerar conflito de calendário com os detentores dos direitos televisivos por causa dos jogos da Liga Europa, que se jogarão nesse dia.

Em último caso, há uma outra chance. O Chelsea aceitar inverter a ordem dos jogos e disputar a partida caseira na primeira mão e fechar a eliminatória fora de portas.

Uma decisão quanto a esta situação será conhecida nas próximas semanas. Antes, na sexta-feira, os blues saberão quem lhes pode calhar em sorte nessa partida, da qual o adversário sairá sempre do desfecho de um dos jogos do playoff, que terão Monaco, Qarabag, PSG ou Newcastle.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Liga dos Campeões
Notícias
Notícias Mais Vistas