FC Porto enfrenta uma Signora cada vez mais refinada e letal

O perfil da Juventus

• Foto: Reuters

O FC Porto defronta a Juventus nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, num duelo que traz logo à memória dos mais apaixonados pelos dois clubes a célebre final da Taça das Taças de 1983/84, em que o polaco Boniek acabou com o sonho de José Maria Pedroto no comando dos dragões.

É uma senhora de ferro aquela que a equipa de Nuno Espírito Santo vai encontrar, voltando a defrontar uma equipa italiana esta época, depois de ter eliminado a Roma no playoff da Liga dos Campeões. A Juventus de Allegri é cada vez mais refinada e possui um plantel riquíssimo, cheio de boas opções e com dois grandes jogadores para cada posição. Haverá lugar ao sentimentalismo nesta eliminatória, uma vez que o brasileiro Alex Sandro regressará ao Dragão, onde alinhou em 2011 e 2015.

Com uma defesa sólida, alicerçada na experiência de homens como Buffon, Chiellini, Barzagli, Bonucci ou Evra, Allegri ainda contratou Daniel Alves a custo zero ao Barcelona mas viu o lateral brasileiro sofrer uma lesão com gravidade, estando em dúvida a sua participação nesta eliminatória.

No meio-campo não faltam soluções: a Juventus vendeu Pogba ao Manchester United por 105 milhões de euros mas não se ressente disso porque tem Khedira, Marchisio, Pjanic, Hernanes, Lemina (visto em Itália como o futuro Pogba) ou Asamoah.

E no ataque há muita qualidade: Dybala é o menino de ouro e Mandzukic é o panzer mas no último defeso ainda chegou... Higuaín por 90 milhões de euros. Para fechar o lote ainda sobram os talentos Pjaka e Moise Kean, tendo este último jogado pela 1.ª vez na Champions aos... 16 anos.

A Juventus é vista em Itália como o clube das finais perdidas - foi derrotado em seis na Taça/Liga dos Campeões - mas já ganhou dois troféus e pretende voltar à final, dois anos depois de cair aos pés do Barcelona de Luis Enrique. Na última vez que enfrentou um clube português numa eliminatória europeia... acabou afastado pelo Benfica nas meias-finais da Liga Europa de 2013/14, com os encarnados a vencerem 2-1 na Luz e a empatarem sem golos em Turim, onde regressariam para a final da competição.

Frente ao FC Porto, a Juventus venceu e empatou na fase de grupos de 2001/02 e ganhou a final da já referida Taça das Taças em 1983/84, por 2-1. Será que chegou a hora de Nuno Espírito Santo 'vingar' estes desaires e enviar a Vecchia Signora para casa? Veremos em março. 


Por Hugo Neves
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Liga dos Campeões

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.