Record

Império inglês

Liverpool confirmou apuramento e a Premier League ficou com cinco equipas nos ‘oitavos’

• Foto: Reuters
Pela primeira vez na história da Liga dos Campeões, haverá cinco equipas do mesmo país entre as 16 que vão disputar os oitavos-de-final. O feito é da Inglaterra, que viu ontem o Liverpool juntar-se aos já apurados Manchester City, Tottenham, Manchester United e Chelsea. Todos eles, com exceção dos blues, venceram os respetivos grupos. Como a UEFA não permite que duas equipas do mesmo país se defrontem na primeira ronda a eliminar, ainda é possível termos cinco equipas inglesas nos quartos-de-final.

Estes resultados confirmam o ano excecional a nível europeu da Inglaterra, que, apesar de ter a Liga mais valiosa do Mundo, não tem um clube na final da Champions desde 2011/12, quando o Chelsea derrotou o Bayern. Esse foi o último ano de um domínio que tinha começado em 2004/05 – nessas oito temporadas, houve oito finalistas (três dos quais vencedores) ingleses. Na última época, apenas teve um clube (Leicester) nos quartos-de-final, onde caiu aos pés do Atlético Madrid.

Esta foi a segunda temporada consecutiva que houve cinco equipas do mesmo país na fase de grupos, o máximo permitido pela UEFA. Em 2016/17, a Espanha acabou por não conseguir fazer o pleno nos ‘oitavos’, pois Sevilha e Valencia ficaram pelo caminho.

Tubarões à espera do FC Porto

Perante este cenário, será impossível ao FC Porto ter um adversário acessível. A melhor hipótese entre os cabeças de série seria o Besiktas, mas não pode haver cruzamentos entre equipas do mesmo grupo. Restam os ingleses, Barcelona, PSG e Roma, talvez a hipótese mais ‘agradável’. *
Por Sérgio Krithinas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Liga dos Campeões

Notícias

Notícias Mais Vistas