Madrid já está em alerta máximo

Nem a Libertadores nem o casamento do príncipe Felipe tiveram um plano desta envergadura

• Foto: Reuters

Seis meses depois da final da Taça Libertadores, Madrid prepara-se para uma nova invasão. Desta vez, não serão argentinos, mas ingleses, adeptos do Liverpool e do Tottenham, que mobilizarão o maior dispositivo de segurança alguma vez implementado na capital espanhola, superior ao utilizado no Boca Juniors-River Plate, em novembro, e no casamento do príncipe Felipe, em 2004. Estão destacados 4.700 agentes de segurança, a maioria da Polícia Nacional, aos quais se juntam elementos da Guarda Civil, Polícia Municipal, assim como efetivos dos serviços de emergência. Tudo para um evento considerado de "alto risco", devido à presença de perto de 70 mil ingleses na cidade durante a final da Liga dos Campeões.

Invasão inglesa em Madrid

"Além de ser um evento classificado de alto risco, estamos num nível 4 [numa escala de 5] de alerta antiterrorista", vincou María Paz García Vera, representante do governo em Madrid. A venda de bebidas alcoólicas terminará às 17 horas de amanhã, dia da final, e também se limitará a circulação de veículos pesados nas imediações do estádio Metropolitano, cujo acesso terá três anéis de controlo. Pela primeira vez, será também utilizado um drone para monitorizar o comportamento dos adeptos. "A final da Copa Libertadores foi um grande desafio e um grande sucesso, mostrando ao Mundo a imagem de um país que é seguro e experimentado na organização deste tipo de eventos", destacou Francisco Pardo, diretor-geral da Polícia Nacional.

Impacto

Os preços dos hotéis dispararam quase 1000% e a imprensa espanhola dá conta de que atualmente já não se encontram quartos a menos de 1300 euros por noite, em alojamentos de três estrelas. Daí que, em busca de alternativas, tenha existido em Portugal um aumento de 1320% na reserva de autocaravanas a partir do Reino Unido. Vale tudo para ver a final.

Por Aurélio de Macedo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga dos Campeões

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.