pub
08 setembro 2026 - 18:33

Rafael Leão: «Obviamente que espero um dia voltar ao Sporting e ganhar o campeonato»

Internacional português assume que vai ser especial regressar a Alvalade, desta feita com a camisola do Galatasaray

Seguir Autor:

A carregar o vídeo ...
Rafael Leão: «Não acho que exista um ambiente estranho entre mim e os adeptos do Sporting» Direitos Reservados
Comentários

Rafael Leão não esconde que vai ser especial regressar a Alvalade para defrontar o Sporting, desta feita com a camisola do Galatasaray (quarta-feira, 20h00). Durante a antevisão ao encontro da 1.ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões, o internacional português assumiu ainda que tem o sonho de, um dia, voltar a vestir a camisola do clube que o viu crescer.

"Acho que [vou ser recebido] bem. Quando jogo aqui pela Seleção, o apoio dos adeptos é único. Sinto-me sempre em casa. Como sabem, fiz a formação toda no Sporting e vai ser um jogo especial para mim. Respeitando sempre o adversário. No geral, defendendo a minha equipa, já alertei os meus companheiros para um jogo difícil. O Sporting está muito bem, acompanhei a pré-época. Têm jogadores que aprecio. O meu irmão está na formação e tenho estado mais atento. Acho que vai ser um ambiente bonito. A Champions tem sempre um ambiente fantástico, acho que todos vão querer dar o máximo. E nós queremos entrar com o pé direito", analisou, inicialmente, em declarações à Sport TV.

pub

Recentemente, disse que se arrependia da forma como saiu do Sporting... Está nos planos regressar? "Falei disso com os meus familiares recentemente. Obviamente que espero um dia voltar e conseguir ganhar um campeonato. Pessoalmente, ia sentir-me orgulhoso. É um clube pelo qual tenho um carinho muito grande, deu-me a oportunidade de me mostrar. Deixo as portas abertas para o futuro".

Quem teme mais na equipa do Sporting? "Não é temer, é admiração. Inclusive pelos jovens. O Flávio [Gonçalves], o Doumbia, o Geny... Têm muita qualidade, gosto muito e trazem coisas diferentes. São jogadores importantes na estrutura da equipa e na relação de jogo com bola. São jogadores aos quais temos de ter muita atenção".

Mudança do Milan para o Galatasaray... "São ciclos. A vida é assim. O Milan é um ciclo que se fechou. Saí com o dever cumprido, dei o meu máximo e conquistei coisas muito importantes. Escrevi o meu nome na história do clube. E agora uma nova aventura num clube muito grande na Turquia, que na Champions faz mossa. Temos jogadores muito importantes e eu sou mais um para acrescentar".

Na conferência de imprensa de antevisão:

O que espera do jogo? "Acho que vai ser um jogo difícil, o Sporting está muito bem. Tenho acompanhado desde a pré-época. É uma equipa que joga um futebol muito bonito e têm jogadores que aprecio muito. Já alertei os meus companheiros, não vai ser um jogo fácil. Eles jogando em casa... Mas lá está. Respeitando o adversário, também vamos querer demonstrar a nossa qualidade. Jogámos muito bem na Champions o ano passado, até contra equipas superiores. Mas vamos querer entrar para ganhar".

Passou pela Academia do Sporting. Como se sente por defrontar agora o clube? Amanhã o Galatasaray tem algumas ausências por lesão... "Vai ser um jogo diferente. É a primeira vez que vou defrontar o Sporting. É um clube pelo qual tenho muito carinho, que me ajudou a crescer como homem e me deu a oportunidade de me estrear. Lesionados? São jogadores muito importantes para nós e vão fazer falta. Da maneira como jogamos, são jogadores que nos dão muitas garantias no ataque, mas o Galatasaray reforçou-se muito bem e temos jogadores que podem fazer a diferença nessas posições".

Vai defrontar o Sporting pela primeira vez em Alvalade. Tem muitas memórias? Como está fisicamente? "Como já disse. O Sporting é um clube pelo qual tenho muito carinho, mas hoje não me foco no Sporting. Estou a defender o Galatasaray, que é a camisola que visto hoje. Vamos entrar aqui para tentar conquistar a vitória. Obviamente que o Sporting tem uma equipa muito forte com jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento. Fisicamente estou bem, tive uma lesão pequena que me obrigou a parar duas semanas. Mas já voltei. O 'Gala' ajudou-me a voltar ao ritmo e estou preparado para ajudar a equipa a conquistar a vitória".

Como espera ser recebido amanhã? "Sempre que joguei aqui, senti um bom apoio. Não acho que exista um ambiente estranho entre mim e os adeptos. Obviamente que respeito, é normal. Foi uma situação complicada para o clube e também para mim. Mas não acho que isso me vá afetar. Respeito as emoções e opiniões de cada um. O mais importante é desfrutar do futebol que se vai jogar, já não jogava a Champions há dois anos e fazia-me falta. Defender a minha camisola é o mais importante".

pub

Já sabe se vai ser titular? A sua saída do Milan foi numa altura em que Amorim assumiu o comando. Por que razão decidiu sair? Chegou a falar com o treinador? "Titular ou não? Vou deixar em stand by... Acho que há momentos da vida em que têm de existir mudanças. Defendi o Milan durante sete anos e acho que, este verão, chegou a altura de mudar de ares. Tive uma conversa com o mister. Sempre fui muito aberto. Não o conhecia. Sempre ouvi coisas boas da parte dos meus colegas na Seleção que jogaram com ele, e sempre me disseram que é um bom treinador e uma pessoa espetacular. E no pouco tempo em que estivemos juntos, a nossa relação foi muito boa. Disse-lhe que queria mudar de ares e ele respeitou a minha decisão. Saio com um sorriso de dever cumprido. É um clube que me deu muito e ao qual eu também consegui retribuir. Hoje sou jogador do Galatasaray e espero que eles [Milan] consigam manter um bom nível e ganhar coisas grandes. Continuo a ser um adepto do Milan".

O que o Galatasaray precisa de fazer para ganhar amanhã? "Alertei os meus colegas sobre o Sporting. Os jogadores que eles têm, a forma em que estão... No último jogo do campeonato estiveram muito bem e ganharam. Acho que vai ser um jogo decidido no pormenor, no detalhe. E esta semana preparámos muito bem esta partida, mesmo também nas bolas paradas, onde o Sporting é forte. Temos qualidade suficiente para fazer a diferença em qualquer minuto do jogo. Vai ser um jogo em que temos de estar concentrados desde o primeiro minuto".

Sente mais responsabilidade pelo valor da transferência e por causa da ausência do Osimhen? "Não, não acho. Agradeço ao Galatasaray o esforço que fez por mim, já me queriam contratar há dois meses. Sempre acreditei no projeto, desde a primeira vez em que falaram comigo. Deram-me a oportunidade de jogar a Champions novamente. É um clube que tem adeptos 'loucos', que vivem o clube como nunca. Mesmo amanhã, de certeza que vamos ter aqui muitos adeptos do 'Gala'. E era importante, ao sair do Milan, ir para um clube grande. A pressão que possa sentir é uma pressão boa por representar um clube tão grande. Quero entrar em campo e dar o máximo por esta camisola".

Outras Notícias Medialivre

Newsletters Record

Receba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral

Logo Boost
pub