Sismógrafo registou a explosão de alegria com o golo de Sergi Roberto

Abalo aquando do sexto golo do Barcelona alcançou a categoria 1 na escala de Richter

• Foto: Reuters

A festa do Barcelona na quarta-feira diante do PSG fez estremecer o mundo futebolístico e... o sísmico. É que o sexto golo dos catalães, que deu a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões nos últimos segundos, causou um pequeno sismo de 1 na escala de Richter.

O abalo foi registado no Instituto das Ciências da Terra Jaume Almera, próximo do estádio, e o investigador Jordi Díaz diz que não foi o único da noite.

"Cada um dos seis golos pode identificar-se por aumentos súbitos e de curta duração na intensidade do sinal", comentou ao 'El Economista'.

O investigador explicou depois que os golos geraram diferentes abalos, consoante o resultado: "A amplitude durante a celebração do primeiro golo é similar à registada habitualmente nos jogos do Barcelona. Tanto o segundo como o terceiro golos apresentam uma amplitude ligeiramente maior do que o normal".

Nos últimos minutos, houve um contraste absoluto: "É difícil identificar o 4-1 no registo. Ao que parece, os adeptos não festejaram tanto, dado que a qualificação era ainda difícil. À medida que nos aproximamos do final do jogo, tudo muda. No 5-1 pode ver-se que a celebração já foi maior. A apoteose final chega com o sexto e último tento. Foi nesse momento que se produziu a maior vibração registada".

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Liga dos Campeões

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.