Sporting e Benfica apuram-se para o playoff com empate: as contas para a última jornada da Champions

Leões e águias estão em posição de acesso à próxima fase e apenas em caso de derrota ficam dependentes de terceiros para seguir em prova

A edição inaugural da remodelada Liga dos Campeões prometia mais incerteza até ao fim e o cenário à entrada para a última jornada da fase de liga confirma isso. Apenas duas equipas (Liverpool e Barcelona) têm lugar reservado nos oitavos de final e há mais 16 na luta pelo apuramento direto. Eliminados estão apenas os últimos nove classificados, sendo que os restantes procuram ainda garantir uma vaga no playoff. É esse o caso do Benfica e do Sporting. E os dois representantes portugueses sabem perfeitamente o que têm de fazer para continuarem na Europa: precisam de, pelo menos, um empate para selar o apuramento. Ou seja, caso acabem derrotados nesta última jornada, ficam dependentes dos resultados das equipas que seguem atrás na classificação.

Neste caso, há três jogos fundamentais a ter em atenção: Estugarda-PSG, Man. City-Club Brugge e Dínamo Zagreb-Milan. No caso do primeiro, um empate apura desde logo alemães e franceses (ambos com os mesmos 10 pontos de benfiquistas e sportinguistas), o que torna este duelo particularmente perigoso; ao invés, os campeões ingleses – a grande desilusão desta fase – e os croatas só em caso de triunfo acabariam a sorrir, sendo que é bastante mais provável um êxito dos citizens do que uma vitória do Dínamo no duelo frente ao Milan de Sérgio Conceição.

Ou seja, será sempre preciso que em dois dos três encontros aconteça um desfecho favorável: vitória do PSG; derrota ou empate do Dínamo Zagreb e do Man. City. De qualquer forma, até pode ser a diferença de golos a decidir quem segue em prova e quem fica pelo caminho... entre Benfica e Sporting! As águias levam, para já, vantagem (têm dois golos positivos e marcaram mais), mas tudo dependerá dos resultados frente a Juventus e Bolonha, respetivamente. Fora destas contas deixamos o Shakhtar, que ainda tem hipóteses matemáticas de apuramento, pois pode chegar aos 10 pontos, mas teria que anular uma diferença de golos muito negativa (-6).

Por José Angélico
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Liga dos Campeões Notícias
Notícias Mais Vistas