Record

Steaua Bucareste: mudar o nome e manter a glória intacta

Clube chama-se agora FCSB

• Foto: Paulo Calado
Continua a ser chamado Steaua Bucareste, mas a verdade é que o nome do gigante romeno, campeão europeu em 1985/86, mudou. Desde o início do ano que está registado apenas como FCSB, ou seja, Steaua Bucareste Futebol Clube. A história é fácil de contar.

O Steaua foi fundado em 1947 e até 1998 era propriedade do exército. Em 2003, o atual presidente Gigi Becali passou a ser o acionista maioritário do Steaua mas pelo meio incompatibilizou-se com o poder político instalado, levando o Ministério da Defesa a iniciar uma batalha jurídica legal, acusando clube de uso indevido de nome. O processo culminou no início do ano, com Becali a registar o Steaua Bucareste como FCSB, mas este manteve o ‘ranking’ e a glória do passado, enquanto outro Steaua, herdeiro do original, começou a funcionar na 4ª Divisão romena.

O agora FCSB tem no historial 26 campeonatos nacionais, 22 Taças da Roménia, nove Supertaças e duas Taças da Liga. O clube ainda é o principal dominador do futebol daquele país mas, ainda assim, perdeu as das últimas ligas para o Astra Giurgiu (2015/2016) e Vitorul Constanta, em 2016/17. Com o português Filipe Teixeira o FCSB tenta voltar a escrever história.
Siga todas as notícias sobre o mercado de transferências
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Liga dos Campeões

Notícias

Notícias Mais Vistas