UEFA anuncia receitas de 2016/17: FC Porto recebeu mais 2 milhões do que o Benfica

Dragões encaixaram quase 31 milhões por terem participado no playoff; Sporting embolsou 18 milhões

• Foto: Movenotícias

O FC Porto recebeu 30,730 milhões de euros devido à participação na Liga dos Campeões em 2016/17, enquanto o Benfica arrecadou 28,540 milhões e o Sporting 18,180 milhões, anunciou esta sexta-feira a UEFA.

Os dragões receberam dois milhões de euros por terem participado no playoff, 12,7 milhões pela fase de grupos e outros seis pela presença nos oitavos de final, com 6,181 milhões provenientes da performance desportiva e outros 3,849 milhões dos direitos televisivos.

Já as águias receberam o mesmo valor pela fase de grupos e os oitavos de final, 4,454 milhões em função dos resultados obtidos e 5,386 milhões dos direitos televisivos.

Os leões conseguiram 12,7 milhões da fase de grupos da liga milionária, 1,727 milhões através dos resultados e 3,753 milhões da transmissão televisiva.

A UEFA atribui uma verba base de 12,7 milhões de euros pela participação na fase de grupos, além de bónus por vitórias ou empates e uma percentagem dos direitos televisivos de cada país, conhecido como 'market pool', que é calculado mediante a dimensão do mercado televisivo daquele país, a posição no campeonato e o número de jogos realizados na Europa.

A Juventus, finalista vencida, conseguiu 110,4 milhões de euros, o valor mais alto da temporada, com o Leicester, eliminado nos quartos de final pelo Atlético Madrid, no segundo posto com 81,7 milhões.

Em terceiro ficou o vencedor, o bicampeão europeu Real Madrid, com 81 milhões de euros, enquanto os suíços do Basileia receberam 16,3 milhões, o valor mais baixo das 32 equipas que chegaram à fase de grupos.

De 2018 a 2021, o dinheiro será distribuído segundo um novo modelo, que recompensa mais equipas que cheguem longe e clubes que tenham vencido troféus europeus desde 1955.

Na Liga Europa, o Sporting de Braga arrecadou 5,558 milhões de euros, 2,6 milhões pela participação na fase de grupos, 761 mil euros devido aos resultados obtidos e 2,197 milhões pelo 'market pool'.

Os minhotos receberam ainda 235 mil euros adicionais devido aos mecanismos de solidariedade da UEFA a clubes que participam nas pré-eliminatórias da prova, com o Marítimo a receber 480 mil.

O vencedor da prova, o Manchester United, lidera a tabela, com 44,5 milhões de euros, mais do dobro de qualquer outro clube, num pote total de 423 milhões para todos os clubes.

Além destas verbas, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir 4,207 milhões de euros pelos clubes profissionais portugueses que não participaram nas fases de grupos das competições europeias na época transata.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga dos Campeões

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0