UEFA estuda reduzir fase de grupos a 16 equipas

Gigantes europeus querem mais dinheiro e impulsionam novo formato para 2018/19

• Foto: Getty Images

Uma fonte num grande clube da Premier League confirmou ao jornal inglês "The Guardian" que a UEFA está mesmo a avaliar a possibilidade de introduzir mudanças radicais no formato da Liga dos Campeões, a partir da temporada 2018/19, a primeira de um novo ciclo de três anos.

A alteração mais profunda diz respeito à redução do número de equipas na fase de grupos, que passaria de 32 para 16, feita à custa de conjuntos considerados de nível mais baixo. Esses 16 seriam divididos em dois grupos que disputariam a permanência em prova a duas voltas (casa e fora).

"Estamos em contacto permanente com todas a partes interessadas, incluíndo os clubes. Qualquer plano para mudar o formato da competição será coordenado e negociado em conjunto com eles. Atualmente não há propostas concretas em cima da mesa, desde logo porque estamos no início do presente triénio", adiantou um porta-voz da UEFA citado na notícia.

O movimento, escreve o diário inglês, está a ser liderado pelos grandes clubes europeus que pretendem receber uma maior fatia dos enormes lucros gerados pela competição, algo que vem na sequência do que foi sugerido recentemente por Karl Heinz Rummenigge, presidente da Associação de Clubes Europeus e do Bayern Munique.

Disse Rummenigge que os clubes ditos grandes só se deviam defrontar nos quartos-de-final, revelando que iria pedir a UEFA para que mudasse ao atual sistema de designação dos cabeças-de-série nos sorteios da Champions a partir de 2018.

"Não faz sentido haver jogos como um Bayern Munique-Juventus ou um Chelsea-Paris Saint-Germain nos oitavos-de-final e, simultanemente, outros que nem vale a pena vê-los", frisou o alemão no dia 16, expressando o que será também a vontade das grandes cadeias de televisão.

Por António Espanhol
15
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Liga dos Campeões

Notícias

Notícias Mais Vistas