Liga Europa: Clubes portugueses já conhecem adversários dos 16 avos

Confira o resultado do sorteio

Terminado o sorteio em Nyon, vejamos o que as equipas portuguesas têm pela frente: 

- O Benfica, relegado da Liga dos Campeões, vai defrontar os ucranianos do Shakhtar Donetsk, de Luís Castro. A formação comandada por Bruno Lage joga a primeira mão na Ucrânia, em 20 de fevereiro, e a segunda no Estádio da Luz, em Lisboa, uma semana depois. Os encarnados vão disputar pela sexta vez os 16 avos de final da Liga Europa, fase na qual nunca foram eliminados -- caíram na final em 2012/13 e 2013/14, nas meias-finais em 2010/11 e nos quartos de final em 2009/10 e na época passada.

- Já o FC Porto, vencedor do Grupo G e também cabeça de série no sorteio, encontra os alemães do Bayer Leverkusen. A equipa orientada por Sérgio Conceição disputa o encontro da primeira mão na Alemanha, a 20 de fevereiro, e o da segunda no Estádio do Dragão, no Porto, no dia 27. Esta é a quinta vez que os azuis e brancos estão nesta fase da competição, fase que ultrapassaram em 2010/11, rumo ao título, e em 2013/14, para 'tombarem' nos quartos de final, e na qual foram eliminados em 2011/12 e 2015/16.

- O Sp. Braga, igualmente cabeça de série, invicto há 13 jogos nas taças europeias, defronta os escoceses do Rangers. A equipa treinada por Ricardo Sá Pinto, que levou o Sporting às meias-finais em 2011/12, joga a primeira mão na Escócia, em 20 de fevereiro de 2020, e a segunda no Estádio Municipal de Braga, no dia 26, uma quarta-feira, às 17 horas. Os minhotos já disputaram quatro vezes os 16 avos de final, fase em que foram eliminados em 2011/12 e 2017/18, seguindo em frente em 2010/11, para perderem na final, e em 2015/16, época em que 'tombaram' nos quartos de final.

- Por sua vez, o Sporting, segundo classificado do Grupo D, vai defrontar os turcos do Istambul Basaksehir. Os verde e brancos de Silas jogam a primeira mão no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em 20 de fevereiro de 2020, e a segunda na Turquia, uma semana depois. Esta é a oitava vez que a equipa de Alvalade está nos 16 avos de final, fase em que foram afastados em 2010/11, 2014/15, 2015/16 e 2018/19, e ultrapassaram em 2009/10 (oitavos de final), 2011/12 (meias-finais) e 2017/18 (quartos de final).

- Quanto às equipas europeias orientadas por treinadores portugueses e além do Shakhtar Donetsk que vai defrontar o Benfica, o Olympiacos de Pedro Martins terá pela frente o Arsenal; a Roma de Paulo Fonseca irá defrontar o Gent e Nuno Espírito Santo irá jogar com o Espanyol com o 'seu' Wolverhampton

Ordem do sorteio: 

Wolverhampton-Espanyol
Sporting-Basaksehir
Getafe-Ajax
Leverkusen-FC Porto
Copenhaga-Celtic
APOEL-Basileia
Cluj-Sevilha
Olympiacos-Arsenal
AZ Alkmaar-LASK Linz
Club Brugge-Manchester United
Ludogorets-Inter
E. Frankfurt-Salzsburgo
Shakhtar-Benfica
Wolfsburgo-Malmö
Roma-Gent
Rangers-Sp. Braga


12h13 - Arranca o sorteio!

12h10 - Explicam-se as regras do sorteio

12h05 - Giorgio Marchetti chama ao palco Josephine Henning e Frédéric Kanouté para participarem no sorteio

12h - Arranca o sorteio e mostram-se as imagens da caminhada das equipas até aos 16 avos

11h43 - Já finalizado o sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões, as atenções focam-se agora nos '16 avos' da Liga Europa



- Bom dia! As equipas portuguesas, que continuam nas competições europeias, conhecem hoje, a partir do meio-dia, os adversários nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Enquanto FC Porto, Benfica e Sp. Braga partem para este sorteio, em Nyon, na Suíça, no pote dos cabeças de série, o Sporting é a única equipa nacional que não vai usufruir deste estatuto.

- Tendo em conta que, nesta fase, clubes do mesmo país ainda não se podem encontrar, sobram 13 adversários, com alguns nomes bem complicados para os leões. No entanto, as restantes três equipas também têm potenciais adversários bem complicados, tais como o Eintracht Frankfurt de Gonçalo Paciência e André Silva, mas também as equipas orientadas por treinadores portugueses: Shakhtar (Luís Castro), Olympiacos (Pedro Martins), Roma (Paulo Fonseca) e o Wolverhampton (Nuno Espírito Santo).

- Com quatro, Portugal é o país com mais clubes nesta fase da competição.

- Os clubes são divididos em dois potes, com os 12 vencedores dos grupos e as quatro equipas melhor classificadas do ranking da UEFA Champions League a serem cabeças-de-série.

Cabeças de série

Sevilha (Grupo A)
Malmö (Grupo B)
Basileia (Grupo C)
LASK (Grupo D)
Celtic (Grupo E)
Arsenal (Grupo F)
FC Porto (Grupo G)
Espanyol (Grupo H)
Gent (Grupo I)
Istanbul BB (Grupo J)
Sp. Braga (Grupo K)
Man. United (Grupo L)
Ajax (Liga dos Campeões)
Salzburgo (Liga dos Campeões)
Inter Milão (Liga dos Campeões)
Benfica (Liga dos Campeões)

Não-cabeças de série

APOEL Nicósia (Grupo A)
Copenhaga (Grupo B)
Getafe (Grupo C)
Sporting (Grupo D)
Cluj (Grupo E)
Eintracht Frankfurt (Grupo F)
Rangers (Grupo G)
Ludogorets (Grupo H)
Wolfsburgo (Grupo I)
Roma (Grupo J)
Wolverhampton (Grupo K)
AZ  (Grupo L)
Bayer Leverkusen (Liga dos Campeões)
Shakhtar Donetsk (Liga dos Campeões)
Olympiacos (Liga dos Campeões)
Club Brugge (Liga dos Campeões)


- Os cabeças-de-série jogam a segunda mão em casa.

- Devido à proximidade entre Porto e Braga, um dos dois jogos da segunda mão será disputado na quarta-feira. O FC Porto tem prioridade porque terminou numa posição mais alta no seu campeonato nacional, pelo que o Sp. Braga, explica a UEFA, disputará a segunda mão em casa na quarta-feira, 20 de fevereiro, independentemente do adversário.

- As primeiras mãos estão agendadas para quinta-feira, dia 20 de fevereiro, sendo os segundos confrontos a 27 do mesmo mês. A hora de início dos jogos está dividida em 17h55 e 20 horas, tal como já aconteceu na fase de grupos. O sorteio dos oitavos-de-final realiza-se a 28 de fevereiro.

2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Liga Europa

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.