Empate também pode servir aos dragões, ao contrário do que acontece com os bracarenses
FC Porto e Sp. Braga jogaram, esta quinta-feira, a penúltima jornada da fase regular da Liga Europa - saíram derrotados, respetivamente, por Olympiacos (0-1) e Saint-Gilloise (2-1) -, e adiaram para a última ronda da prova, a 8.ª, todas as decisões.
Ora, uma coisa é certa: nenhuma destas duas equipas portuguesas conseguirá o apuramento direto para os oitavos-de-final (top-8). Aliás, o cenário é precisamente o contrário. Neste momento, ambas estão a lutar para evitar a eliminação da prova, já que existe a possibilidade de terminarem... fora do top-24. E as contas são preocupantes, já que é precisamente nessa zona perigosa em que ambas se encontram.
Relacionadas
Os dragões ocupam o 25.º lugar, com 8 pontos. Desde logo, uma derrota na última partida, frente ao Maccabi Tel Aviv - fora de casa -, atira os azuis e brancos para fora da prova. Se Roma (21.º), Ferencvaros (22.º) ou Fenerbahçe (23.º) perderem na última jornada, ao FC Porto bastará um empate para garantir o playoff... desde que o Sp. Braga não vença. Caso isto aconteça, os dragões precisam de duas derrotas entre Roma, Ferencvaros e Fenerbahçe para seguir em frente com o empate.
Para o Sp. Braga (27.º), a situação... é pior. Em caso de derrota ou empate, os guerreiros caem da Liga Europa, e se conseguirem vencer a Lazio - 1.ª classificada neste momento - em casa, têm de esperar por uma conjugação de resultados muito difícil de se concretizar, já que é preciso aguardar que três das equipas acima referidas - Roma, Ferencvaros, Fenerbahçe ou Besiktas - percam. Ou que uma delas perca, desde que FC Porto (25.º) e Twente (26.º) não vençam.Por outro lado, o Manchester United de Ruben Amorim terminou a jornada com um sorriso na cara, já que bateu o Rangers nos descontos, com um golo de Bruno Fernandes (2-1), e está no 4.º posto.
Quanto ao Fenerbahçe de Mourinho, uma vitória garante o playoff. Uma derrota... torna tudo mais difícil.
Formação sérvia vai defrontar o Sp. Braga no final de outubro
Dragão remodelado foi competitivo, mas curto... até aos retoques da elite. Gestão já estava feita
Bracarenses conseguem 1.ª vitória na Escócia depois de um jogo em que foram dominadores
Guardião luso-brasileiro, atualmente no Estrela Vermelha, regressou a Portugal após uma longa ligação ao Sp. Braga
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos