Nas provas europeias de clubes, o nosso país já conquistou todos
29 de abril de 2019 ficará para sempre marcado na história do futebol português a nível de formação, tudo graças à inédita conquista da UEFA Youth League por parte do FC Porto. Naquela que foi a sexta edição da prova de juniores da UEFA, os dragões conseguiram dar finalmente um título ao nosso país, que em duas anteriores ocasiões (em 2013/14 e 2016/17) viu o Benfica ser derrotado na final, primeiro pelo Barcelona e depois pelo RB Salzburgo.
Os dragões, que na época passada se tinham ficado pelas meias-finais, ao caírem aos pés do Chelsea, este ano acabaram mesmo por superar todas as barreiras até chegar ao título mais desejado, numa final na qual curiosamente conseguiram vingar-se dos londrinos. Um Chelsea que, refira-se, é mesmo uma das equipas com maior história desta prova, já que esteve presente em quatro das seis finais já disputadas (venceu duas e perdeu outras duas).
Relacionadas
Todos os vencedores da UEFA Youth League
2013/14: Barcelona (3-0, vs. Benfica)
2014/15: Chelsea (3-2, vs. Shakhtar Donetsk)
2015/16: Chelsea (2-1, vs. Paris Saint-Germain)
2016/17: RB Salzburgo (2-1, vs. Benfica)
2017/18: Barcelona (3-0, vs. Chelsea)
2018/19: FC Porto (3-1, vs. Chelsea)
Portugal já ganhou em todas as frentes
De resto, a conquista da UEFA Youth League permite a Portugal conseguir alcançar o pleno nas provas de clubes da UEFA, tendo pelo menos uma conquista em cada uma delas. A Liga dos Campeões (em conjunto com a Taça dos Campeões Europeus) é aquela onde temos mais troféus conquistados, com quatro (dois para Benfica e dois para o FC Porto), logo seguida pela Liga Europa (e Taça UEFA), com duas vitórias (ambas do FC Porto) e pela Taça Intertoto, ganha por Sp. Braga e U. Leiria. Há ainda a realçar a Taça dos Vencedores das Taças, conquistada pelo Sporting em 1964 e ainda Supertaça Europeia, vencida pelo FC Porto em 1987.
Águias tentaram controlar a partida a espaços, mas nunca conseguiram estancar as transições da equipa inglesa
O técnico do Sporting na Youth League revelou que chamou a atenção dos jogadores no final do jogo
Leões somam três pontos sofridos na primeira jornada da Youth League
Treinador e Rafael Camacho perspetivaram arranque dos leõezinhos na prova jovem da UEFA
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem