Treinador dos juniores do Sporting destacou triunfo categórico sobre o Monaco
Após a vitória (4-0) sobre o Monaco que garantiu o bilhete de ida da equipa júnior do Sporting para os oitavos-de-final da Youth League, João Pereira abordou a goleada imposta, em dois momentos distintos à Sporting TV e Canal 11.
À Sporting TV:
Contava com uma exibição deste nível?
"Se me dissesse que iria ficar 4-0, se calhar tinha algumas dúvidas, porque o Monaco é uma equipa forte. Nós sabíamos que o Monaco é uma equipa forte, que tem jogadores que já integraram a equipa A. O importante foi os jogadores perceberem o que queríamos para o jogo. Felizmente não sofremos golos, estamos mais perto de ganhar assim, e ficamos felizes pela passagem a uma eliminatória. Mas ainda há muito caminho a percorrer."
É uma equipa que entusiasma muito os sportinguistas...
"Estão a aproveitar a oportunidade que esta montra lhes dá. É a maior montra da idade deles. É como se fosse a nossa Liga dos Campeões. E não os precisamos de motivar. Muitos deles almejam chegar à primeira equipa para jogar Liga dos Campeões. Têm de continuar com esta atitude, com este crer, com esta crença, com esta agressividade a defender e a compreender o jogo. Felizmente hoje fomos felizes, fizemos um bom resultado, mas foi só mais um jogo."
Qual é a expectativa para os oitavos-de-final?
"Para nós é jogo a jogo. Passámos esta fase, estamos nas 16 melhores equipas da Europa e isso aumenta a nossa responsabilidade. Somos a única equipa na Youth League a representar Portugal e isso aumenta a responsabilidade. Para chegar a Nyon ainda falta muito e vamos ter muito para trabalhar. Vamos ter adversários muito difíceis que não nos vão facilitar. E temos de ir passo a passo."
Teve a bancada cheia hoje. Isso é prova que os sportinguistas depositam muita esperança na equipa?
"Esta é uma equipa que passa essa emoção ao público. A verdade é que temos batido alguns recordes e na Academia é sempre bom ver, num dia de semana, na hora de almoço, as pessoas que se deslocam aqui para ver estes jovens, porque estes jovens são o futuro do clube. Conseguimos retribuir com uma vitória, as pessoas querem ver um bom espectáculo e vitórias. Felizmente eles têm isso na sua cabeça e conseguiram corresponder da melhor maneira, agradecendo a presença do público."
Ao Canal 11:
Que análise faz ao jogo?
"Entrámos bem no jogo, estudámos bem a forma de jogar do Monaco, tivemos tempo para o fazer e preparar bem o jogo. Os jogadores perceberam o que tinham de fazer durante a semana e transportaram isso para o jogo. Sabíamos que não sofrendo golos estamos mais perto de ganhar. Com mais um jogador, eles tiveram que arriscar um pouco e nós nas transições resolvemos o jogo."
Que imagem deixou o Sporting hoje nesta montra?
"Deixámos uma boa imagem, já tínhamos deixado na fase de liga, mas a verdade é que vamos para os oitavos-de-final. Estávamos nas 32 melhores equipas, agora estamos nas 16 melhores e aumenta a nossa responsabilidade. Mas também temos de estar felizes pelo que fizemos. Não olhar para o passado, mas estar focado no presente e quando voltarmos a estar todos, estar com esta entrega e foco no jogo."
Leões marcaram primeiro, a fechar a 1.ª parte; napolitanos reagiram no começo do 2.º tempo
Águias tentaram controlar a partida a espaços, mas nunca conseguiram estancar as transições da equipa inglesa
O técnico do Sporting na Youth League revelou que chamou a atenção dos jogadores no final do jogo
Leões somam três pontos sofridos na primeira jornada da Youth League
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma