O Benfica venceu esta tarde o AEK na deslocação a Atenas por 3-1. A entrada a todo o gás da equipa de Renato Paiva na 1.ª parte foi fulcral. Nuno Santos inaugurou o marcador aos sete minutos com um remate de belo efeito. O AEK empatou no único remate que fez na primeira parte, mas Nuno Santos voltou a colocar os encarnados na frente do marcador aos 30'. O jovem médio das águias ainda fez uma grande assistência para Embaló que fechou o resultado ainda na primeira parte. Na segunda metade da partida, o jogo perdeu intensidade, com o Benfica a baixar o ritmo e a gerir a vantagem. Com esta vitória, o Benfica é líder isolado do Grupo E com seis pontos, mais dois que o Ajax que empatou a duas bolas no terreno do Bayern Munique. Na próxima jornada, os encarnados medem forças com os holandenses em Amesterdão.
90+4' - Termina a partida na Grécia.
90+2' - Benfica perto do quarto golo: contra-ataque rápido da águias coma bola a chegar a Luís Lopes, mas Tafas defendeu a bola com a mão esquerda e evitou novo golo.
90' - Quatro minutos de compensação.
86' - Boa defesa de Celton Biai: remate em arco de Markou, mas o gurdião encarnado mostrou-se muito atento e sacudiu para canto.
85' - Substituição no AEK Atenas - Sai Bogdani entra Patrinos.
84' - Substituição no AEK Atenas - Sai Tsivelekidis entra Arvanitis.
80' - Passe da entrada da área para a direita onde apareceu Umaro Embaló, mas o remate saiu fraco.
79' - Substituição no Benfica - Sai Nuno Santos entra Rodrigo Conceição.
79' - Substituição no Benfica - Sai Florentino entra Diogo Capitão.
77' - Cartão amarelo para Luís Lopes por falta sobre Stamoulis.
75' - Gregos continuam sem conseguir chegar à baliza dos encarnados. Benfica gere a vantagem a seu bel-prazer.
73' - Recuperação de bola de Luís Lopes que rematou cruzado com a bola a tirar tinta ao poste da baliza do AEK Atenas.
69' - Substituição no Benfica - Sai Tiago Dantas entra Bernardo Silva.
69' - Substituição no Benfica - Sai Gonçalo Ramos entra Luís Lopes.
69' - Substituição no Benfica - Sai Gonçalo Loureiro entra Miguel Nóbrega.
64' - Substituição no AEK Atenas - Sai Machairas entra Markou.
62' - Jota pegou na bola no meio-campo, driblou da esquerda para o meio e rematou em arco, mas Tafas esticou-se e defendeu para canto.
60' - Entrada morna das duas equipas na 2.ª parte. Ritmo de jogo desceu muito.
52' - Cruzamento de Embaló e Gonçalo Loureiro, nas alturas, cabeceou por cima.
48' - Livre cobrado por Umaro Embaló, mas Jota falhou o alvo.
Recomeça a partida.
O Benfica vence ao intervalo por 1-3. O resultado acaba por ser lisonjeiro para os gregos já que o Benfica dispôs de várias oportunidades falhadas. O AEK Atenas chegou ao golo na única oportunidade que teve de golo.
Intervalo
45+1' - Cartão amarelo para Tsivelekidis após falta sobre Jota.
44' - Cruzamento de Jota da esquerda, mas o cabeceamento de Gonçalo Ramos saiu muito por cima da baliza do AEK Atenas.
37' - GOLO DO BENFICA! (1-3) Excelente passe de Nuno Santos em profundidade a isolar Umaro Embaló que recebeu com o pé direito e rematou com o esquerdo para o terceiro golos dos encarnados.
35' - Depois do susto com o golo dos gregos, o Benfica volta a colocar-se no meio-campo dos AEK Atenas e controla o jogo.
30' - GOLO DO BENFICA! (1-2) Nuno Santos recebeu um cruzamento de Embaló dentro de área. Tirou um adversário do caminho e rematou cruzado. Benfica novamente na frente com dois golos de Nuno Santos.
26' - GOLO DO AEK ATENAS! (1-1) Bola perdida pelas águias no meio-campo. Contra-ataque dos gregos com Giousis a assistir Mpotos que rematou colocado para o fundo das redes.
21' - Giousis colocou a bola na baliza do Benfica, mas o lance foi invalidado por fora de jogo. Primeira oportunidade de perigo para os gregos.
17' - Celton Biai, guarda-redes do Benfica, toca na bola pela primeira vez.
15' - Que azar para Embaló! Num espaço de poucos segundos, o extremo rematou duas vezes ao poste. Contra-ataque rápido das águias com o jovem jogador a rematar em arco e a bola a bater no ferro. Logo a seguir, novo cruzamento para a área e Embaló rematou de novo ao poste.
13' - Remate de Nuno Tavares dentro de área, mas o remate rasteiro saiu fraco para as mãos de Tafas.
10' - Cruzamento rasteiro de Jota para a entrada da área, mas o remate de Tiago Dantas saiu à figura de Tafas.
9' - Domínio por completo das águias em Atenas. Ritmo muito forte da equipa de Renato Paiva.
7' - GOLO DO BENFICA! (0-1) Nuno Santos driblou para o centro do terreno e à entrada da área rematou em força com a bola a entrar 'na gaveta'. Grande golo!
4' - Passou o perigo na baliza do AEK Atenas. Cruzamento da esquerda e Gonçalo Ramos teve duas oportunidades, mas Tafas parou os dois remates do ponta-de-lança das águias. Prevê-se uma tarde complicada para Tafas.
3' - Oportunidade de perigo para os encarnados! Cruzamento de Embaló da direita, mas Jota chegou ligeiramente atrasado para a finalização.
2' - Benfica a entrar melhor e a instalar-se no meio campo dos gregos.
1' - Rola a bola em Atenas.
Onzes:
Benfica: Celton Biai; Nuno Tavares, Pedro Álvaro, Fernandes Loureiro e Varela Tavares; Tiago Dantas, Florentino e Nuno Santos; João Filipe (C), Ramos e Umaro Embaló.
Suplentes: Carlos Santos Luís Pinheiro, Miguel Nóbrega, Diogo Capitão, Bernardo Silva, Rodrigo Conceição e Luís Lopes.
Treinador: Renato Paiva.
AEK Atenas: Tafas (GK), Stamoulis, Tsivelekidis, Bousis, Tampas, Mpotos, Christopoulos, Bogdani, Pozatzidis, Machairas e Giousis (C).
Suplentes: Kaloudis; Tselios, Lazaridis, Markou, Oikonomikos, Patrinos e Arvanitis.
Treinador: Georgios Simos.
O Benfica defronta às 15 horas o AEK de Atenas para a Liga Jovem da UEFA. Os encarnados - 'reforçados' com as presenças de Jota, Florentino Luís e Tiago Dantas, habituais escolhas de Bruno Lage na equipa B - podem assegurar a liderança caso vençam e o outro jogo do grupo, entre Bayern Munique e Ajax, termine empatado.
Os juniores do Benfica aproveitaram a presença em Atenas para visitar segunda-feira a Acrópole mas Renato Paiva garantiu que a equipa não está na Grécia "para fazer turismo".
"Em casa, as equipas gregas e turcas valem, no mínimo, mais duas ou três vezes do que aquilo que mostram fora. Os nossos jogadores estão preparados", atirou o treinador dos sub-19, de 48 anos, desvalorizando a goleada sofrida pelo AEK na partida anterior, em casa do Ajax: "A primeira coisa que disse aos jogadores foi que nem o AEK vale uma derrota por 6-0 nem o Ajax vale uma vitória por 6-0."