UEFA opera mudanças válidas a partir de 2024/25
A Youth League, prova para equipas sub-19, vai acompanhar as mudanças da Liga dos Campeões a partir de 2024/25, decidiu o Comité Executivo da UEFA, reunido esta quarta-feira em Nyon, na Suíça.
A partir de 2024/25, a 'Champions' passará a ser jogada por 36 equipas, em formato de campeonato, com os clubes a fazerem oito encontros (quatro em casa e quatro fora) contra equipas diferentes.
Relacionadas
Este formato vai ser replicado na Youth League, embora as equipas sub-19 apenas façam os seis primeiros encontros.
O Caminho dos Campeões, destinado aos campeões de juniores cujas equipas seniores não se tenham apurado para a Liga dos Campeões, vai ser alargado a todas as federações-membro da UEFA, ao contrário do que acontece agora, em que apenas os campeões das 32 federações mais bem colocados no ranking têm acesso.
Se um clube estiver apurado para o Caminho da Liga dos Campeões e para o Caminho dos Campeões, a sua vaga na segunda 'rota' será ocupada pelo vice-campeão nacional do escalão.
O Caminho dos Campeões vai ter três eliminatórias a duas mãos, com os clubes das federações mais bem posicionadas do ranking da UEFA a entrarem na segunda ronda.
A fase a eliminar será jogada a apenas uma mão, com os clubes posicionados do primeiro ao sexto lugar do Caminho da Liga dos Campeões a defrontarem os classificados entre 17.º e 22.º. Os 10 clubes que se qualifiquem do Caminho dos Campeões jogam com os posicionados de 7.º a 16.º no caminho da 'Champions'.
A final four da competição, tal como nas edições anteriores, será disputada em terreno neutro.
16 avos-de-final da competição serão disputados a 3 e 4 de fevereiro
Nasceu na Alemanha, recusou representar a seleção germânica e é internacional sub-19 por Portugal. Hoje selou triunfo na Youth League com um golo tremendo
Jovens dragões, reforçados por cinco campeões do mundo de sub-17, novamente goleados pelos espanhóis
Resultado pesado dos dragões frente à equipa espanhola
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam