A FIFA confirmou hoje os potes para o sorteio do Mundial de Clubes, que vai decorrer em Miami, nos Estados Unidos, na quinta-feira (18h00 em Portugal Continental), com Benfica e FC Porto, os dois representantes portugueses na prova, no Pote 2, totalmente europeu, sendo já certo que, na primeira fase, não defrontam Chelsea, Borussia Dortmund, Inter Milão, Atlético de Madrid, Juventus e Salzburgo.
Há, no entanto, condicionantes que permitem, desde já, prever parte do que podem ser os possíveis adversários de Benfica e FC Porto na fase de grupos. Uma dessas condicionantes decreta que "as equipas da UEFA na posição 5 a 8 (ou seja, no pote 2), vão calhar num grupo com as equipas da CONMEBOL 1 a 4 (pote 1), enquanto que as equipas da UEFA 9-12 (pote 2) vão ficar num grupo com as equipas da UEFA 1 a 4 (pote 1)."
Traduzindo, tal significa que o FC Porto (que está na posição 8 europeia) vai necessariamente defrontar, vindo do pote 1, Flamengo, Palmeiras de Abel Ferreira, River Plate ou Fluminense. Já o Benfica, na posição 10 europeia, defrontará garantidamente uma destas quatro formações do pote 1: Manchester City, Real Madrid, Bayern ou PSG.
Outra condicionante refere que equipas da mesma confederação não podem ficar no mesmo grupo, à exceção da confederação europeia, que tem 12 do total de 32 participantes - quatro dos oito grupos vão ter dois emblemas europeus. Isto faz com que o FC Porto fique fora da rota de Botafogo de Artur Jorge e Boca Juniors, por exemplo, devido à impossibilidade de se juntar duas equipas da CONMEBOL no mesmo grupo. Em sentido inverso, o Benfica, que não calhará garantidamente com Flamengo, Palmeiras, River Plate ou Fluminense, pode defrontar o Botafogo ou o Boca.
Os possíveis duelos de Benfica e FC Porto com técnicos portugueses que trabalham 'lá fora' continuam no Pote 3, com o Al-Hilal, de Jorge Jesus, e no Pote 4, com o Al Ain, de Leonardo Jardim.
O Inter Miami, de Lionel Messi, aparece no último pote e pode igualmente ser adversário de um dos dois emblemas lusos que vão estar no próximo verão em solo norte-americano.
Num novo formato imposto pela FIFA, que tem causado algumas críticas por parte de dirigentes, treinadores e jogadores devido a um possível excessivo número de jogos numa só temporada, o Mundial de clubes vai ter pela primeira vez 32 clubes, divididos em oito grupos de quatro, com os primeiros dois a seguirem para a fase a eliminar, que começa com os oitavos de final.
Ao todo, vão ser 63 jogos, em 12 estádios, em 11 cidades, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, com a final a ser disputada no MetLife Stadium, em Nova Iorque/Nova Jérsia. O sorteio está agendado para quinta-feira às 13:00 locais (18:00 em Lisboa).
O Inter Miami e os Seattle Sounders vão ser integrados na quarta posição das 'poules' A e B, respetivamente, para que o emblema de Messi dispute o jogo de abertura no Hard Rock Stadium, em Miami, e o emblema do estado de Washington inicie a sua competição no Lumen Field.
De acordo com a FIFA, o calendário completo, incluindo horas e locais, vai ser divulgado após a realização do sorteio, tendo em conta critérios desportivos e centrados nos jogadores, mas também quanto aos interesses dos adeptos locais e estrangeiros, e dos canais responsáveis pelas transmissões televisivas.
Potes para o sorteio:
- Pote 1:
Manchester City, Ing
Real Madrid, Esp
Bayern Munique, Ale
Paris Saint-Germain, Fra
Flamengo, Bra
Palmeiras, Bra
River Plate, Arg
Fluminense, Bra
- Pote 2:
Chelsea, Ing
Borussia Dortmund, Ale
Inter Milão, Ita
FC PORTO, POR
Atlético de Madrid, Esp
BENFICA, POR
Juventus, Ita
Salzburgo, Aut
- Pote 3:
Al-Hilal, Ara
Ulsan, Cor
Al Ahly, Egi
Wydad Casablanca, Mar
Monterrey, Mex
León, Mex
Boca Juniors, Arg
Botafogo, Bra
- Pote 4:
Urawa Red Diamonds, Jap
Al-Ain, EAU
ES Tunis, Tun
Mamelodi Sundowns, Afs
Pachuca, Mex
Seattle Sounders, EUA
Auckland City, Nzl
Inter Miami, EUA
Por Record com Lusa