_

O reencontro dos "queridos inimigos"

O reencontro dos "queridos inimigos"
• Foto: GETTY IMAGES

Entre 1996 e 2000, Guardiola e Mourinho remaram para o mesmo lado, tentando levar o Barcelona a bom porto, o primeiro como jogador e o segundo como adjunto de Bobby Robson e Louis van Gaal.

E a verdade é que tiveram sucesso, inclusive no confronto com o rival Real Madrid – os catalães venceram, nesse período, 6 clássicos, perdendo apenas 3 e registando outros tantos empates. De então para cá, os caminhos de ambos desencontraram- se e, agora, há um mundo de diferenças a separá-los, seja no discurso, no comportamento em campo ou na forma como cada um entende o futebol –um mais técnico; o outro mais físico. Só os sucessos têm sido uma constante nos respetivos percursos.

PUB

Mourinho tem, naturalmente, uma carreira mais longa e deu provas da sua qualidade em todos os clubes por onde passou – só no Benfica e na U. Leiria é que não conquistou títulos, que surgiram, depois, em catadupa no FC Porto, Chelsea e Inter. No Real Madrid apenas conseguiu a Taça do Rei, muito por culpa do Barcelona, que levou a melhor em todas as outras competições, até ao momento. Quanto a Guardiola, depois da estreia em grande no Barça B – que subiu da 3.ª para a 2.ª Divisão B em2007/08 –, a história é a que se conhece... troféus atrás de troféus e um futebol de sonho, com a implementação do famoso “tikitaka” e um domínio avassalador da posse de bola.

Pep domina duelos diretos

Na sexta-feira será a 16.ª vez que estarão frente a frente e os números não deixam dúvidas: Guardiola leva vantagem significativa, com 7 vitórias, 5 empates e apenas três derrotas.

PUB

Pelo Real Madrid, o português só venceu o Barça duas vezes – na final da Taça da época passada (1-0) e na última partida entre ambos, a contar para o campeonato (1-2), em 2011/12 – e a outra vitória diante de Pep foi ao serviço do Inter, na 1.ª mão da meia-final da Champions que os italianos conquistaram em 2009/10.

E se tivermos em conta os confrontos de Guardiola com o Real, a única derrota é mesmo no Mestalla... e em Camp Nou enquanto Mourinho, pelo Chelsea, soma mais 2 triunfos sobre os culés.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB