Dois golos de Márcio Sousa permitiram hoje a Portugal conquistar o quinto título europeu de sub-17 (sub-16 até 2001), ao bater a Espanha (2-1) no Estádio do Fontelo, em Viseu, numa emocionante final entre as duas melhores equipas da prova.
O talentoso médio do FC Porto deu expressão à melhor exibição portuguesa em todo o torneio, no jogo do 'tira-teimas' entre os colossos ibéricos, que permitiu a Portugal aproximar-se do recorde de seis troféus dos espanhóis.
O guarda-redes Mário Felgueiras, autor de uma exibição irrepreensível, foi outra das figuras de um jogo em que o poderoso ataque espanhol foi manietado pelo 'colete de forças' criado pela defesa portuguesa.
O golo do melhor marcador da prova, o espanhol David Sánchez (seis remates certeiros na competição), no primeiro minuto da segunda parte, poderia ter invertido o rumo dos acontecimentos, mas a equipa das 'quinas' respondeu com autoridade até hoje desconhecida.
Campeão europeu em quatro ocasiões (1989, 1995, 1996 e 2000) antes do título conquistado hoje, Portugal ficou com saldo positivo em finais de Europeus do escalão, depois da derrota em 1988, precisamente em Espanha, e do triunfo de 1995, no torneio realizado na Bélgica.
No total, Portugal equilibrou a 'balança', que regista três vitórias e outros tantos desaires. Além do êxito de 1995, a selecção lusa apenas tinha batido a Espanha em 1989, nas meias-finais do Europeu da Dinamarca, num percurso que terminou no lugar mais alto do pódio.
PORTUGAL
Mário Felgueiras, João Dias, Miguel Veloso, Paulo Ricardo, Tiago Gomes, Paulo Machado, João Coimbra (Manuel Curto, 70), Márcio Sousa (João Moutinho, 77), João Pedro (Bruno Gama, 52), Vieirinha, Saleiro
Suplentes: Pedro Freitas, Tiago Costa, Vítor Vinha, João Moutinho, Hélder Barbosa, Bruno Gama, Manuel Curto
ESPANHA
António Adan, Ruz Baños (César Angulo, 72), Sérgio Ortega, César Arzo, Raul Raposo, Markel Bergara ("Xisco" Nadal, 63), Sisinio Martínez, David Silva, Jurado Marín, José Cases (Marcos Ramiro, 49), David Sánchez
Suplentes: Roberto Gago, Marcos Ortega, Marcos Ramiro, Manu Sánchez, Eneko Urien, César Angulo, Xisco Nadal
Árbitro: Novo Panic (Bósnia-Herzegovina)
Acção disciplinar: cartão amarelo para João Dias (60) e César Arzo (81)
1-0, Márcio Sousa, 22 minutos
1-1, David Sánchez, 41
2-1, Márcio Sousa, 46
Extremo fez o golo da vitória sobre os Camarões (1-0) que deixou tubarões azuis muito perto da qualificação inédita para o Mundial
Mário Semedo, presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, falou com Record após a importante vitória sobre os Camarões (1-0)
Guarda-redes pede uma reflexão ao grupo após um resultado comprometedor na luta pelo acesso ao Mundial
Médio do Benfica recusa baixar os braços depois do dissabor na qualificação para o Mundial
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra
Daniel Podence também esteve em grande no regresso, com um golo e uma assistência em 23' na goleada (5-0) sobre o Panserraikos
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United