Europeu sub-19: Missão lusitana é evitar surpresas

A Selecção Nacional de sub-19 faz hoje a sua estreia no Euro-03 no Liechtenstein, frente à imprevisível equipa anfitriã.

O potencial futebolístico entre as duas equipas aponta para um triunfo da equipa das quinas, mas o Liechtenstein aposta forte numa boa prova, na condição de país organizador, e esta motivação extra poderá complicar um pouco o evidente objectivo de triunfo com que Portugal, um dos candidatos ao título, entrará em campo. Recorde-se, por exemplo, que da última vez que estes conjuntos se defrontaram, Portugal venceu apenas por 1-0, com um golo obtido a dez minutos do final. O ambiente entre a comitiva portuguesa é naturalmente animado, dentro do espírito de alta concentração competitiva que o momento impõe.

PUB

Na última sessão de trabalho realizada ontem correu tudo bem e, à excepção do médio Amaro Filipe (impedido de alinhar em virtude da acumulação de amarelos), o técnico Carlos Dinis não tem limitações às suas escolhas, confirmada a plena condição de Hugo Almeida, depois do susto de uma lesão a dois dias da partida para o Liechtenstein. O encontro envolverá fortes emoções, dado que na ocupação das bancadas se deverá verificar um grande equilíbrio entre os adeptos da casa e os emigrantes portugueses, que formam uma comunidade de cerca de 850 pessoas no principado e que prometem ajudar a lotar os cerca de quatro mil e quinhentos lugares do recinto, até porque os preços (cerca de seis euros) são convidativos.

Carlos Dinis: «Vencer com futebol agradável»

O seleccionador nacional, Carlos Dinis, confirmou ontem as reservas quanto ao que verdadeiramente se pode esperar do oponente de hoje, mas aposta claramente no triunfo, até porque neste tipo de competições o primeiro jogo é essencial.

PUB

"Esperamos fazer um bom resultado, mas mantenho, de facto, a ideia de que não sabemos bem com o que podemos contar por parte do Liechtenstein. Sabemos que se preparam bem [n.d.r: por exemplo, o técnico adversário assistiu ao treino de ontem da equipa portuguesa] e estarão apostados em fazer boa figura. Apontamos para um triunfo, porque, sobretudo, confiamos na qualidade da nossa equipa. O mais importante é fazermos um futebol agradável, sendo fiéis ao nosso estilo e até, porque não?, divertido", disse.

O jogo de estreia traz sempre alguma carga psicológica e o técnico avisa: "É sempre importante começar bem, pode fazer muita diferença. Por isso espero também que tenhamos sorte."

Um aviso para possível goleada de 10-0

PUB

Gonçalves António é um jovem de 16 anos, filho de emigrantes portugueses no Liechtenstein, que se dedica ao futebol com o sonho de ser profissional. Quem o conhece diz que tem jeito para a coisa, alinhando a central. Por cá, é apreciado e treina com a selecção de sub-17 e por isso está a pensar requerer a naturalização o que seria o maior desgosto para o seu pai, confessou-nos o próprio. Ambos torcerão hoje por Portugal e Gonçalves está tão confiante numa esmagadora vitória da nossa equipa que fez o seguinte aviso aos colegas sub-19: "Eles são muito melhores. Tende cuidado que levais para aí uns 10-0." Oxalá.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Competições de Seleções Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB