Um bis de João Paiva, aos18 e 25 minutos, dinamitou o bloco defensivo da República Checa. E marcou totalmente este jogo de preparação em Elvas. Primeiro, porque aproveitou a superioridade da selecção nacional de sub-20, que se revelou determinante, mas também porque aos primeiros falhanços checos seguiram os golos inaugurais de Portugal.
Um jogo abaixo da expectativa e ao qual assistiram cerca de três mil espectadores, mas muito acima na festa e na motivação dos jogadores, que esculpiu em golpes fortes uma vitória que nunca esteve hipotecada. Ao intervalo a selecção nacional vencia por 4-0. Contudo, foi notória a recuperação dos checos nos primeiros dez minutos da segunda parte. E teve como resultado a recuperação para os 4-2, relançando a expectativa do encontro e aumentando a qualidade da partida, sem nunca pôr em causa a vantagem lusa.
De facto, a qualidade dos checos, tão enfatizada pelo seleccionador Rui Caçador não se viu ontem sobre o relvado do Municipal de Atletismo de Elvas. Seria pelo desgaste de uma fase final de preparação em que estão envolvidos, a contar para o Mundial de sub-20 do próximo mês nos Emirados Árabes? Seria pelo menosprezo das qualidades e entrosamento da equipa portuguesa? As duas hipóteses são admissíveis, embora no essencial este tenha sido um jogo bem ganho pela selecção nacional.
Contudo, a ideia de que tudo correu bem é redondamente falsa. E errónea, uma vez que a defesa portuguesa cometeu demasiados deslizes. Destes que se pagam muito caro em alta competição. E não fosse os checos terem imaginado que o desafio era menor, as coisas poderiam ter-se complicado, sobretudo nos primeiros 25 minutos e no início da segunda parte.
Na bancada, José Romão, o seleccionador de sub-21, assistiu a tudo bem próximo dos representantes do Sporting, Jean Paul, do Lourinhanense e do FC Porto. Cuidados pedagógicos que devem alargar-se, no campo, à coesão defensiva da selecção.
Paiva bisou em jogo cheio de Lourenço
Dois golos valiosos e bonitos de ver, aos 18 e 25 minutos. Podia resumir--se deste modo o protagonismo do avançado sportinguista, João Paiva. Mas também será justo avaliar positivamente a produção da linha ofensiva, designadamente os contributos de Lourenço, primeiro individualista e depois a fazer a assistência para o segundo de Paiva, tendo marcado ele próprio o terceiro (33’). E de Danny que dinamizou e cruzou de bola corrida e de livre para os golos de Lourenço (33’) e Custódio (36’). Defensivamente, Portugal teve mais problemas.
Caçador enalteceu vitória
O treinador da selecção nacional de sub-20, Rui Caçador, enalteceu a vitória de Portugal frente à República Checa (5-2). “Esta equipa checa é muito mais forte, como mostrou no início da segunda parte”, concluiu o seleccionador.
“Digamos que é melhor sermos realistas, porque a República Checa está apurada para a fase final do Mundial de sub-20 [Emirados Árabes, em Março], e tem por isso um desgaste muito grande, devido à fase em que está. Posso garantir que é muito mais forte do que mostrou hoje [quarta-feira]”, afirmou ainda Rui Caçador, que agradeceu aos clubes “por formarem jogadores desta qualidade em idades tão jovens”.
Por seu lado, João Paiva que marcou os dois primeiros golos comentou: “Jogámos com um adversário muito forte. Deviam estar com excesso de confiança.”
Recorde todas as edições desde 1930 até 2022
Presidente do Lille, que não pode contar com Mbemba, fez queixa na FIFA
Antigo médio lamenta ausência do lateral Trent Alexander-Arnold
Técnico germânico de 66 anos de regresso ao ativo
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'