_

Zâmbia na final 18 anos depois

Zâmbia na final 18 anos depois
• Foto: REUTERS

A Zâmbia garantiu esta quarta-feira, pela terceira vez na sua história, a presença na final da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN'2012), ao surpreender nas "meias" o Gana com um triunfo por 1-0.

Em Bata, na Guiné-Equatorial, o avançado Emmanuel Mayuka foi o herói da Zâmbia ao assinar o golo que colocou a sua seleção na final, aos 78 minutos.

PUB

Durante a partida, o Gana, que já conquistou a CAN por quatro vezes e foi finalista em 2010, desperdiçou várias oportunidades de golos, incluindo uma grande penalidade.

O avançado Asamoah Gyan, que no Mundial'2010 já tinha falhado um penálti que na altura daria a passagem da formação africana às meias-finais, voltou a ser o "mau da fita" e permitiu a defesa do guarda-redes da Zâmbia, logo aos oito minutos.

PUB

Além da grande penalidade, Kennedy Mweene acumulou uma mão cheia de boas intervenções e ajudou a Zâmbia a eliminar o Gana, uma das equipas favoritas à vitória no torneio.

As Estrelas Negras terminaram o encontro reduzidos a 10 unidades, devido à expulsão de Derek Boateng por acumulação de amarelos aos 84 minutos, numa altura em que os ganeses já procuravam desesperadamente chegar ao empate.

Na outra meia-final, que se vai realizar ainda hoje, a Costa do Marfim defronta o Mali, em Libreville (Gabão).

PUB

A final está agendada para domingo.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de CAN Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB