CONMEBOL rejeita pedido da anfitriã Colômbia para adiar Copa América

Conflitos no país afastam competição que deverá ser realizada na Argentina

• Foto: Getty Images

A Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) recusou o pedido do governo colombiano para adiar a Copa América de 2020, que, desta forma, deixa de ter o país como anfitrião dos 15 jogos previstos, incluindo a final.

A 47.ª edição da principal competição sul-americana de seleções está prevista para o período entre 13 de junho e 10 de julho, praticamente em simultâneo com o Euro'2020, e seria pela primeira vez organizada por dois países, Colômbia e Argentina.

"O governo da Colômbia pede formalmente à CONMEBOL, através da Federação Colombiana de Futebol (FCF), o adiamento da Copa América", afirmou o ministro dos Desportos, Ernesto Lucena, após uma reunião com o presidente colombiano, Iván Duque, sugerindo que fosse reagendado para o final do ano.

Além da pandemia de covid-19, os responsáveis colombianos temem pela realização do torneio na sequência das manifestações contra o governo, duramente reprimidas pelas forças de segurança, que se iniciaram em 28 de abril e provocaram, até esta sexta-feira, pelo menos, 42 mortos (41 civis e um polícia) e mais de 1.700 feridos.

Ernesto Lucena explicou que "o mais importante num evento desta magnitude é a presença do público", lamentando que "essa impossibilidade faz com que a Copa América não seja o evento com que todos sonham".

Pouco mais de uma hora depois destas declarações, a CONMEBOL recusou o pedido colombiano, considerando-o inviável "por motivos relacionados com o calendário internacional de competições e devido à logísticas da competição".

Em comunicado, o organismo que rege o futebol sul-americano agradeceu "o entusiasmo e empenho" demonstrados pelo presidente Iván Duque e todos os seus colaboradores, preparando-se para reagendar os jogos da Copa América para a Argentina, que acolhe a competição pela nona vez e deverá ser o único anfitrião.

A Colômbia deveria acolher um total de 15 jogos, incluindo o Grupo B e a final, nas cidades de Barranquilla, Bogotá, Cali e Medellín.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Copa América

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.