Record

Portugal-Holanda, 2-0: Pura classe nacional rumo à final

José Gomes e Dalot marcaram os golos da Seleção

• Foto: F. P. F.
Portugal assinou nova exibição de alto nível neste Europeu - sem sofrer golos... -, qualificando-se para a final com o inevitável José Gomes a abrir caminho frente a uma Holanda que nunca esteve em condições de discutir o resultado. A Seleção Nacional volta a poder discutir o título de sub-17 depois da conquista de 2003. O adversário de sábado (17 horas) sairá do embate entre Alemanha e Espanha, na tarde desta quarta-feira (17 horas).

13h39 - FIM DO JOGO. PORTUGAL ESTÁ NA FINAL!

80' + 2 - Remate de Miguel Luís, ao lado.

80' + 1 - Substituição em Portugal:
sai Dju, entra Lameira.

80' - Dois minutos de tempo extra.

79' - Dju perde tempo e não faz o remate quando De Meulenhof não estava na baliza.

78' - Cartão amarelo a Bakboord
, por protestos.

76' - Reith remata contra a rede lateral da baliza de Portugal, após ser lançado na direita por Malen.

74' - Substituição em Portugal:
entra Thierry Correia, sai João Filipe.

72' - Remate fraco de Gedson em zona frontal. Fácil para De Meulenhof.

71' - Cartão amarelo a Fernandes
, por falta sobre Gedson.

70' - Remate de Vinagre bate na barreira. É canto para Portugal.

69' - Cartão amarelo a Malacia
, por falta sobre José Gomes. Livre perigoso para Portugal.

A 15 minutos de assegurar a presença na final (sábado, às 17 horas), Portugal controla o jogo, com a Holanda balaceada no ataque.


62' - Grande corte de Dalot a impedir que Kluivert chegasse à bola diante da baliza, após cruzamento de Malen na direita.

61' - Cartão amarelo a Miguel Luís.


60' - Grande jogada de Vinagre na esquerda, mas Miguel Luís perde muito tempo e deixa-se antecipar quando pretendia rematar.

58' - Substituição em Portugal:
entra Miguel Luís, sai Quina.

56' - GOLO DE PORTUGAL. 2-0. Dalot amplia vantagem. Jogada de '1x1' do lateral português, que tira Malaci da frente e remata forte  e cruzado, com De Meulenhof a parecer mal batido.


54' - Cruzamento muito perigoso de Dju na esquerda, ao qual José Gomes não chega a tempo.

53' - Substituição na Holanda: entra Reith, sai Kadioglu.

53' - Substituição na Holanda: entra Kluivert, sai Nunnely.

Holanda subiu mais no terreno e está a pressionar Portugal, embora ainda não tenha criado oportunidades em situação de jogo corrido.


48' - Livre perigoso marcado por Chong, com a bola a passar ao lado da baliza de Portugal.

42' - José Gomes introduz a bola na baliza da Holanda, na sequência de livre, mas estava fora de jogoGolo inlalkidade

41' - Cartão amarelo a Wehrmann, por falta sobre João Filipe

Nenhuma alteração a registar nas duas equipas


12h55 - INÍCIO DA 1.ª PARTE. Sai Portugal.

Depois de uma curta fase em que deu a iniciativa ao adversário, Portugal assumiu o controlo do jogo e foi a equipa que criou mais oportunidade de golos, diante de uma Holanda que pareceu surpreendida com as movimentações do seu meio campo e ataque - bem apoiados pelos laterais.

12h41 - INTERVALO

40' - Um minuto de tempo extra.

37' - Que perigo! Canto de Vinagre na direita, De Meulenhof afasta mal, Chong completa, mas a bola vai parar aos pés de Quina, que dispara de fora da área, acertando em Wijndal que estava no caminho da baliza.

35' - Queirós perde a bola dentro da área de Portugal, mas Leite aparece a fazer a dobra perante a ameaça de Bakboord. 

32' - Dalot cruza na direita, De Ligt falha corte e a bola quase sobra para José Gomes. É canto.

25' - GOLO DE PORTUGAL! 1-0. José Gomes a cabecear ao primeiro poste de forma perfeita, desviando livre marcado por Vinagre, sobre a direita. É o 7.º golo do avançado nesta fase final.


23' - Dju falha a bola quando estava sozinho a responder a cruzamento de João Filipe na marcação de um livre. Perdida incrível de Portugal

19' - Gedson remate fortíssimo de fora da área, com De Meulenhof a defender para a frnete. Portugal de novo a pressionar criando boa oportunidade para marcar. José Gomes não consegue chegar a tempo para fazer a recarga.

16' - Florentino cabeceia muito por cima na sequência do canto apontado por Rúben Vinagre. É a primeira grande oportunidade para Portugal.

16' - Excelente arrancada pela esquerda de Rúben Vinagre, que passa por três adversários e consegue entregar a João Filipe no lado direito. É canto.

Portugal assumiu o controlo do jogo depois da fase de estudo do adversário na fase inicial da partida.

15' - Remate de Dju que sai ao lado da baliza holandesa.

14' - Jogada de muito perigo da Holanda pela esquerda, com Malen, entre os centrais, a não chegar ao cruzamento de Chong.

10' - Remate fraco de João Filipe, que bate em de Ligt, um dos centrais holandeses, numa boa iniciativa do avançado que recebeu a bola de Dju, qaundo estava de costas para a baliza, sobre a esquerda do ataque de Portugal. 

Portugal parece ter optado por entregar a iniciativa do jogo à Holanda, à espera que o adversário cometa erros.


5' - Canto para a Holanda, mas a bola foi tocada por Chong, que perdeu o duelo com Dalot.

4' - De Meulenhof sai da baliza e corta cruzamento perigoso de Dju para José Gomes.

12 horas - INÍCIO DA 1.ª PARTE
. Sai Holanda.

--------------

Portugal-Holanda, 2-0

Dalga Arena, Baku (Azerbaijão)

Árbitro: Peter Kralovic

Ao intervalo:
1-0

Marcadores:
José Gomes (25') e Diogo Dalot (56')

PORTUGAL:
 Diogo Costa; Diogo Dalot, Diogo Leite, Diogo Queirós e Rúben Vinagre; Gedson Fernandes, Quina e Florentino; João Filipe, Mesaque Dju e José Gomes.
Suplentes: Luis Maximiano, Luis Silva, Miguel Luis, Thierry Correia, João Lameira, Rafael Leão e Mickael Almeida

Treinador: Hélio Sousa.

HOLANDA: Van De Meulenhof; Bakboord, De Ligt, Wijndal e Malacia; Wehrmann, Fernandes e Kadioglu; Malen, Chong e Nunnely.
Suplentes: Vink, Struijk, Kluivert, Reith, Teze e Van De Looi.

Treinador: Kees Van Wonderen

---------------

Já há equipas oficiais! Portugal repete o onze que esteve na goleada à Áustria nos quartos-de-final.

---------------

Bom dia, Portugal joga a qualificação para a final do Europeu Sub-17 diante da Holanda (12 horas), na Dalga Arena, em Baku (Azerbaijão), depois de um impressionante percurso na competição. Na outra meia-final, a Alemanha defronta a Espanha a partir das 17 horas.

O árbitro do encontro da Seleção Nacional com a congénere holandesa é o eslovaco Peter Kralovic, que terá como assistentes o húngaro Balazs Buzas  e o grego Lazaros Dimitriadis.

"Os meus jogadores têm sido incríveis." É desta forma, sem falsas modéstias, que o selecionador nacional Hélio Sousa fala do "excelente percurso" de Portugal. Mas a equipa portuguesa quer mais. Quer voltar a fazer história e alcançar a final, patamar onde já não chega desde 2003, quando conseguiu mesmo conquistar o título, na decisão frente à Espanha. 

"Estou muito satisfeito com todos os 18 jogadores. Eles têm sido incríveis em todos os aspetos, não só dentro de campo", elogiou o selecionador nacional, em declarações à UEFA. Uma ideia complementada na antevisão ao jogo de hoje, feita no site da FPF. "O percurso até aqui foi excelente, mas queremos mais", assegura o técnico de 46 anos, destacando que Portugal "tem sido muito forte, superior aos adversários em quase todos os momentos dos jogos". "E é isso que vamos tentar voltar a fazer frente à Holanda", promete.

Hélio Sousa alerta, porém, que a brilhante caminhada até às meias-finais (ver quadro) não deve deixar ninguém deslumbrado, muito menos os seus jogadores, até porque do outro lado estará uma equipa holandesa muito perigosa.

"Vamos defrontar uma equipa com bastante qualidade e tudo faremos para vencer, colocando em campo a nossa identidade, que é muito forte", diz treinador, elogiando a seleção laranja:

"É uma equipa muito forte, com jogadores de qualidade e identidade assinalável, que sabem bem o que têm de fazer. Vamos tentar explorar as suas fragilidades, que no entanto não são muitas." Apesar das dificuldades esperadas, o pensamento é apenas um: "Vencer e marcar presença na final" de sábado.

Baixa holandesa

A Holanda regista uma baixa importante para hoje: o avançado Dylan Vente está castigado e não vai a jogo, ao contrário de Justin Kluivert, filho da antiga estrela Patrick Kluivert.
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Europeu Sub 17

Notícias

Notícias Mais Vistas

M