Fernando Couto não lança foguetes antes da festa. A perspectiva de hoje à noite levantar a Taça Henri Delaunay não lhe retira serenidade nem o impede de apelar à concentração dos seus companheiros para que o sonho não se desfaça no último dia.
"É claro que ainda sonho com a Taça, mas para já é só isso mesmo, um sonho. Só quando o jogo acabar com uma vitória de Portugal é que poderei dizer que ele se tornou realidade. Vamos tentar tudo para não falhar no último dia, apesar de já termos feito algo inédito no futebol português."
Couto recorda que a Grécia está na final com mérito e não só pelo facto de ter vencido Portugal no jogo de abertura do Euro'2004.
"Temos de ter o máximo respeito pela Grécia. Se está na final com Portugal é porque provou ao longo da prova ser uma das duas melhores selecções aqui presentes. Não há jogos iguais e por isso acredito que não se repetirá o que se passou no jogo inaugural. Nós sabemos o que valemos e acredito que vamos ganhar."
Antecipando o que poderá acontecer se tudo correr bem, Fernando Couto fez questão de agradecer muitos apoios.
"Em primeiro lugar, ao povo de Portugal, a todas as pessoas que nos ajudaram em Óbidos e em Alcochete. Mas também a todos os companheiros desta Selecção. Somos 23, unidos pelo mesmo objectivo: procurar dar aos portugueses aquilo que todos merecem", assinalou o defesa português.
«Orgulhoso por eles»
Há dias, Nuno Gomes disse aos jornalistas que Fernando Couto, Luís Figo e Rui Costa mereciam "mais do que ninguém" estar na final do Euro'2004. As palavras do companheiro deixaram o primeiro deles sensibilizado.
"Agradeço o que o Nuno disse. Ele, como tantos outros companheiros, sempre sentiu que na Selecção Nacional não há segregações. Pelo contrário, nós, os mais velhos, sempre fizemos tudo para receber os mais novos de braços abertos. Por isso, as palavras do Nuno significam que a Selecção está bem servida nos próximos anos e que a integração dos mais novos está feita. Por isso posso dizer que me sinto orgulhoso por eles, pelo que também representam e pelo que poderão vir a fazer", referiu. Recorde-se que Couto é o jogador português com mais internacionalizações: 110.
Couto não falou do seu futuro
Sentado ao lado de Rui Costa quando este anunciou o seu abandono da Selecção, Fernando Couto pareceu apanhado de surpresa e não quis falar da sua própria opção de futuro no que também diz respeito à equipa nacional. "Só quero falar da final. Sempre disse que enquanto me sentir útil cá estarei."
Recorde um dos jogos mais marcantes de sempre da Seleção Nacional
Seleção Nacional deixou escapar a conquista do Euro'2004 de forma surpreendente
O antigo número 10 do Benfica conta quais os momentos mais dolorosos que passou nos relvados
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes