Portugal no grupo da Holanda, Dinamarca e Alemanha

Formação de Paulo Bento com rivais temíveis pela frente...

Sorteio da fase final em direto
Sorteio da fase final em direto • Foto: REUTERS

Calendário da Seleção Nacional

9 junho: Alemanha-Portugal, em Lviv, às 19.45 (hora local)

13 junho: Dinamarca-Portugal, em Lviv, às 17.00 (hora local)

17 junho - Portugal-Holanda, em Kharkiv, às 19.45 (hora local)

Nota: em caso de apuramento para os quartos-de-final, Portugal passa a jogar na Polónia e defronta uma das formações qualificadas do Grupo A.

FASE FINAL:

GRUPO A

Polónia
Grécia
Rússia
República Checa

GRUPO B

Holanda
Dinamarca
Alemanha
PORTUGAL

GRUPO C

Espanha
Itália
Rep. Irlanda
Croácia

GRUPO D

Ucrânia
Suécia
França
Inglaterra

------------------------------

17.35 - O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, homenageia Gary Speed.

17.31 - Está quase! São apresentados agora os 16 finalistas do certame do próximo ano. Recordamos que em baixo tem a lista dos 4 potes.

17.30 - A organização recorda alguns momentos da última edição, disputada na Suíça e na Áustria. Michel Platini, presidente da UEFA, leva para o palco a taça "Henri Delaunay".

17.28 - O ex-campeão olímpico de salto à vara, Sergei Bubka, apresenta a bola do certame, a "Tango.

17.24 - "Foi um orgulho voltar a ser campeão europeu tantos anos depois e agora vamos tentar defender o título", disse o lateral encarnado.

17.20 - São apresentados alguns campeões europeus ao longo da história. Grandes nomes da história do futebol em palco, como Ponedelnik (URSS, 1960), Suárez (Espanha, 1964), Rivera (Itália, 1968), Breitner (Alemanha, 1972), Panenka (Checoslováquia, 1976), Giresse (França, 1984), Van Basten (Holanda, 1988), Peter Schmeichel (Dinamarca, 1992), Bierhoff (Alemanha, 1996), Zidane (França, 2000), Nikopolidis (Grécia, 2004) e o benfiquista Capdevila (Espanha, 2008).

17.12 - Hora do primeiro momento musical da noite, protagonizado por Jamala.

17.08 - Decorre a apresentação das oito cidades-sede da prova

17.06 - O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, realça as modernas construções que "vão abrir o país ao mundo". "Vão descobrir dois países esplendidos", acrescentou.

17.04 - Os dois apresentadores do sorteio sobem ao palco.

17.02 - Está prestes a iniciar-se o sorteio da fase final do Euro'2012.

16.47 - Ainda assim, o melhor cenário logístico, por antecipação, seria ficar na posição 4 do Grupo A, ou na posição 2 do Grupo D. No primeiro caso, os 3 jogos seriam disputados em Wroclaw e no segundo em Kiev. Em todas as outras posições, cada seleção fará sempre dois jogos numa cidade e um terceiro noutra.

16.40 - Os responsáveis da FPF não manifestaram qualquer preferência quantos aos possíveis adversários na fase final, deixando apenas um desejo, relativamente à logística: ficar no Grupo A ou B e, assim, disputar a fase de grupos na Polónia, onde os custos serão menores em comparação com uma eventual estadia na Ucrânia.

16:00 - Estamos a cerca de 1 hora do início da cerimónia. Qual é o vosso prognóstico para o grupo português?

Distribuição de potes:

Pote 1

Espanha
Holanda
Polónia
Ucrânia

Pote 2

Itália
Inglaterra
Alemanha
Rússia

Pote 3

Portugal
Grécia
Suécia
Croácia

Pote 4

França
Rep. Checa
Rep. Irlanda
Dinamarca

Certo é, também, que Portugal não vai repetir nenhum grupo em relação a participações passadas.

No Euro'2008 Portugal enfrentou a Turquia, Suíça e Rep. Checa na fase de grupo e mais uma vez foi primeiro. A Seleção, na altura orientada por Scolari, foi afastada nos "quartos" pela Alemanha.

Portugal já não falha uma fase final de um Europeu há 16 anos. Esta é a quinta edição consecutiva com presença portuguesa. A última foi na Suíça/Áustria em 2008.

Já em 2004, a jogar em casa, Portugal enfrentou a Grécia, a Espanha e a Rússia na fase de grupos. Portugal passou mais uma vez em primeiro e só foi parado pelos gregos na final.

Em 1996, na Inglaterra, o grupo português foi mais acessível, contendo Croácia, a campeã da Europa em título Dinamarca e Turquia. Portugal passou em 1.º lugar (2 vitórias e 1 empate), mas viria a ser eliminada nos quartos-de-final pela Rep. Checa de Poborsky.

Espanha, Alemanha (na altura RFA) e Roménia. A Seleção Nacional, onde pontificavam, entre outros, Bento, Chalana, Sousa e Jordão, passou no 2.º posto do grupo (2 empates e 1 vitória), tendo sido derrotada nas meias-finais pela... França.

No Euro'84 Portugal também enfrentou um grupo muito complicado, à semelhança de 2000, mas com a diferença de na altura a fase final da competição ser disputada apenas por 8 equipas.

Giovanni Trapattoni, selecionador da Irlanda, confessou já hoje que "não gostaria de encontrar Portugal", pois seria um "encontro muito difícil".

O sorteio desta tarde pode também designar um grupo composto por quatro seleções campeãs da Europa. Aliás, essa situação até é bastante possível uma vez que existem dois campeões no pote 1 (Holanda e Espanha), três no pote 2 (Itália, Alemanha e Rússia, enquanto ex-URSS), uma no pote 3 (Grécia) e mais três no pote 4 (Dinamarca, França e Rep. Checa, enquanto ex-Checoslováquia). Portanto, todas as seleções campeãs europeias vão estar presentes neste Europeu.

Já um sorteio mais acessível poderia passar por um grupo constituído por Polónia, Rússia, Portugal e Rep. Checa/Rep. Irlanda. Ainda assim, nada a que se possa chamar "fácil", o que demonstra bem a qualidade das seleções que vão lutar pelo título europeu em 2012.

Após o sorteio desta tarde, o editor-chefe Luís Avelãs responde às questões dos leitores sobre o Euro'2012.

A única certeza portuguesa é que Croácia, Suécia e a Grécia de Fernando Santos não vão ser adversários na primeira fase da prova.

No Europeu da Holanda e Bélgica, Portugal enfrentou Inglaterra, Alemanha e a Roménia de Hagi, saindo vitoriosa de todas as partida. A prestação portuguesa terminou nas meias-finais aos pés da França, que viria a vencer a competição.

O sorteio poderá ditar, por exemplo, um grupo com Espanha, Itália/Alemanha, Portugal e França... Neste caso, a Seleção Nacional teria uma missão muito complicada pela frente, mas resta lembrar que foi num grupo semelhante que fez um "brilharete" no Euro'2000.

Portugal poderá ficar inserido num eventual "grupo da morte", algo a que a maioria dos responsáveis das grandes seleções já manifestou vontade de fugir.

A Seleção Nacional conhece, esta sexta-feira, os adversários na fase de grupos do campeonato da Europa, que se disputará na Polónia e na Ucrânia, de 8 de junho a 1 de julho de 2012.

O sorteio do Europeu terá lugar em Kiev, capital ucraniana (17 horas de Lisboa), momento a partir do qual haverá uma dúzia de seleções, entre as 16 em competição, que podem sair dos potes 1, 2 e 4 e entrar na rota dos portugueses, alinhados no pote 3, com Croácia, Grécia (de Fernando Santos) e Suécia.

Assim, do primeiro pote, teoricamente o mais forte, poderá sair a Espanha (campeã do Mundo e da Europa em título), a Holanda ou uma das anfitriãs, Polónia ou Ucrânia.

No segundo pote, encontram-se como possibilidades Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia.

Por fim, do pote 4 sairá o último adversário, de um quarteto constituído por Dinamarca, França, República da Irlanda (de Giovanni Trapattoni) e República Checa.

A definição dos quatro grupos do Europeu permitirá também saber se Portugal ficará instalado, nesta fase, na Polónia ou na Ucrânia.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Euro 2012
Notícias
Notícias Mais Vistas