Estreias continuam a ser um problema para a Seleção

Apenas em duas ocasiões Portugal entrou a ganhar num Europeu

• Foto: Reuters

A estreia da Seleção Nacional no Euro'2016, em França, não passou de um amargo empate frente à Islândia (1-1), no grupo F. De resto, em sete fases finais, apenas em duas a Seleção Nacional entrou a ganhar, um sinal de que os começos têm sido, por norma, com o pé esquerdo.

Este desfecho, uma igualdade, é 'estranho' a Portugal nas fases finais europeias, dado que desde o Euro'96, em Inglaterra, que a equipa das Quinas não empatava no jogo inaugural. Na altura, a equipa orientada por António Oliveira também havia empatado diante de uma seleção nórdica (Dinamarca), curiosamente por números idênticos (1-1). Antes disso, no primeiro jogo do Euro'1984, Portugal já não havia conseguido mais que um nulo frente à Alemanha Ocidental.

Depois, nas quatro edições seguintes, seguiram-se duas vitórias (Portugal 3-2 Inglaterra, em 2000; Portugal 2-0 Turquia, em 2008) e duas derrotas (Portugal 1-2 Grécia, em 2004; Portugal 0-1 Alemanha, em 2012).

Porém, existe uma outra estatística que pode dar alento aos comandados de Fernando Santos: sempre que a Seleção Nacional empatou o jogo inaugural de uma fase final europeia... passou à ronda seguinte.

Por Ricardo Granada
13
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Euro 2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.