Exibições cinzentas levantam dúvidas

Clima de descrença

• Foto: Pedro Ferreira

Os três empates em outros tantos jogos na fase de grupos provaram ser suficientes para carimbar o apuramento à fase seguinte, mas nem por isso deixaram de ecoar na imprensa internacional algumas vozes de descrença quanto ao futuro de Portugal no Europeu.

Entre as hostes do próximo adversário da Seleção Nacional, o jornal croata ‘Sportske Novosti’ escreve que "o grupo mais fraco do Euro’2016 tornou-se quase fatal para Portugal", acrescentando que a equipa orientada por Fernando Santos ficou "aliviada" por ter terminado no 3º lugar e, assim, ter evitado a Inglaterra. Pese a vantagem de Portugal sobre os croatas no ranking FIFA, as casas de apostas atribuem maior favoritismo aos comandados de Ante Cacic, com a média de odds (probabilidade de vitória de uma equipa) dos balcânicos a rondar os 2,4 a 2,7 e por sua vez as de Portugal entre os 2,88 e 3,2. Ora, quanto mais alta a odd, menor probabilidade é atribuída ao triunfo...

Mas os pontos de interrogação quanto ao valor da seleção não se esgotam em solo croata. No ‘Chronicle’, jornal inglês, o apuramento sem vitórias de Portugal para os ‘oitavos’ é descrito como o pior momento da competição até à data, segundo o jornalista Stuart Jamieson, ainda que sublinhe que o empate a três com a Hungria tenha sido "bom de ver". Continuando em terras de Sua Majestade, o painel de análise ao Europeu composto por Gary Lineker, Rio Ferdinand, Danny Murphy e Thierry Henry questiona, entre outros assuntos, após o empate com os húngaros, a insistência de Ronaldo como batedor das bolas paradas e a passividade das duas formações nos instantes finais do referido embate.

E ainda há quem reclame... um milagre. Num artigo intitulado "Desafio de Portugal: ganhar o Euro sem vencer um jogo", diz o ‘L’Equipe’: "Três jogos sem vencer e ainda assim qualificados. Os portugueses foram milagrosos", colocando depois um cenário fantasista. "Se agora os jogos não se decidissem por eliminação direta, podemos imaginar um cenário onde Portugal poderia vencer a competição sem ganhar qualquer jogo. Isso seria feio", remata o diário gaulês.

1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Euro 2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.