Federação diz que respeitará sanções da UEFA

Russos esperam notificação oficial

A Federação russa de futebol disse esta terça-feira que "respeitará" as sanções impostas pela UEFA, nomeadamente a exclusão com pena suspensa do Euro'2016, face aos incidentes com adeptos russos no sábado no Estádio Velódrome, em Marselha.

"A medida disciplinar foi tomada, brevemente vamos receber a notificação oficial. E vamos respeitar a decisão da UEFA. Como é que poderia ser de outra forma?", considerou o presidente da Federação e ministro dos desportos, Vitali Moutko.

A tomada de posição surge pouco depois de o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA, desqualificar a Rússia do Euro'2016, com pena suspensa, na sequência dos incidentes de sábado no Estádio Vélodrome, em Marselha.

"Esta desqualificação tem pena suspensa até ao final do torneio. Essa suspensão será levantada se ocorrerem incidentes de natureza similar (distúrbios dos adeptos) dentro do estádio de qualquer um dos jogos da equipa russa durante a competição".

A UEFA, que multou também a Federação russa em 150 mil euros, diz que as decisões são passíveis de recurso e incidem apenas nos acontecimentos do estádio, os que estão sob jurisdição do seu Comité Disciplinar.

Ao longo de todo o fim de semana, antes, durante e depois do jogo, registaram-se vários incidentes violentos em Marselha, implicando adeptos russos, ingleses e franceses. Na segunda-feira, 10 pessoas foram julgadas por envolvimento nos confrontos e condenadas a penas até um ano de prisão, mas nenhum russo foi detido.

Os incidentes provocaram 35 feridos, quase todos ingleses. O mais grave permanecia em estado crítico na segunda-feira, mas estável, segundo o procurador de Marselha Brice Robin.

Hoje, as autoridades francesas identificaram vários adeptos russos por representarem ameaça para ordem pública e anunciou que alguns serão expulsos de França.

A Rússia integra o grupo B do Euro'2016, juntamente com Inglaterra, Eslováquia e País de Gales.

Na quarta-feira, a Rússia enfrenta a Eslováquia em Lille, às 14 horas, enquanto a Inglaterra joga com os galeses na quinta-feira, em Toulouse, às 20 horas.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Euro 2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.