Líder dos adeptos é neonazi influente

Russo viajou com a Federação

• Foto: Reuters

Entre os 20 adeptos russos expulsos de França, um deles destaca-se por ser, literalmente, o seu comandante. Falamos de Alexander Shprygin, de 38 anos, que viajou com a federação russa enquanto líder da associação de adeptos, suportada financeiramente pelo organismo. Ora, o grande problema é o que o FARE, organização que apoia a UEFA e FIFA na luta contra o racismo, sinalizou Shprygin como figura proeminente na difusão dos ideais neonazis nas claques russas de extrema-direita.

Antigo hooligan do Dínamo Moscovo, Shprygin é conhecido por ter boas relações com o governo e com a federação russos, sendo que aqui reside outros dos sinais mais perigosos em relação a este homem. É que Shprygin está diretamente envolvido na organização do Mundial’2018, que será disputado no seu país. Além disso, é o assistente do deputado Igor Lebedev, que causou polémica com declarações após os confrontos em Marselha. "Não vejo nada de errado com lutas entre fãs. Muito bem, continuem assim!", afirmou Lebedev.

Muito ativo nas redes sociais, são várias as publicações polémicas de Shprygin. "O nazismo evoluiu para o nacionalismo e não há mal nenhum nisso", partilhou, ao passo que também já pediu "só caras eslavas na seleção russa", criticando ainda a França, ao comentar uma fotografia do plantel gaulês. "Há algo errado aqui. Há muitas caras pretas", referiu.

Estranheza de Putin

Enquanto os 20 adeptos julgados devido aos incidentes violentos no jogo entre Inglaterra e Rússia aguardam pela exportação que hoje acontece, o presidente russo Vladimir Putin comentou o que se tem passado em França.

"As lutas entre adeptos russos e ingleses são uma desgraça", afirmou, embora suavizando a questão com uma dúvida. "Não percebo como 200 dos nossos adeptos conseguiram bater em vários milhares de ingleses", destacou o líder russo.

Por Pedro Gonçalo Pinto
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Euro 2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.