Ministro francês diz que nível de alerta já é elevado

Comentários após atentado em Bruxelas

• Foto: Reuters

O ministro do interior francês, Bernard Cazeneuve, considerou que os atentados desta terça-feira em Bruxelas lembram "tragicamente o alto nível de ameaça que existe" no âmbito do Euro'2016.

Bernard Cazeneuve falou à saída de uma reunião da Comissão de controlo da segurança do Europeu, poucas horas após os atentados desta terça-feira em Bruxelas, no aeroporto e metro, dos quais resultaram, até agora, 34 mortos e 187 feridos.

"Não podemos subir constantemente o que já está num nível muito elevado [alerta de segurança] desde os ataques em janeiro de 2015 [no Charlie Hebbdo, em Paris]", acrescentou o ministro, em resposta a uma possível subida dos níveis de alerta.

Na reunião da comissão de controlo estiveram o ministro francês dos desportos, Patrick Kanner, o presidente do Comité Organizador do Euro2016, Jacques Lambert, e o representante das cidades anfitriãs, Alain Juppé, presidente da Câmara de Bordéus.

A comissão aprovou as medidas anunciadas após os ataques em Paris em 13 de novembro: revista sistemática à entrada das zonas de adeptos, detetores de metais, a intervenção de equipas de desminagem e a instalação de sistemas de vídeo vigilância.

A segurança nas zonas de adeptos e nos centros das cidades terá um custo estimado de 17 milhões de euros, e a UEFA já prometeu um contributo até três milhões, embora Alain Juppé tenha indicado que a França irá pedir mais um milhão.

O estado francês contribuirá em 80 por cento os custos da vídeo vigilância, na ordem dos dois milhões de euros.

A segurança nos estádios, as sedes das seleções, hotéis oficiais e centro de imprensa são responsabilidade da UEFA, que colocará nestes sítios mais de 10.000 efetivos de segurança privada, mais sete por cento em relação ao que estava previsto em novembro.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Euro 2016

Notícias

Notícias Mais Vistas