Russo expulso de França foi detido... em Toulouse

Estava no estádio onde a seleção jogava contra Gales

• Foto: EPA

O russo Alexandre Chpryguine, um dos adeptos expulsos de França no sábado, foi esta segunda-feira detido em Toulouse, onde decorria o jogo Rússia-País de Gales, do Euro'2016, disse o ministro francês do Interior, citado pela AFP.

Presidente da associação de adeptos russos, Chpryguine tinha afirmado pouco antes à AFP que estava no estádio onde se disputava o encontro, além de ter publicado fotografias e vídeos na sua conta no Twitter que atestavam as suas palavras.

"Eu apenas fui expulso, o meu visto Schengen não foi anulado, todos os carimbos estão lá. Estou no jogo com bilhete. Nada há de anormal", disse Chpryguine à agência noticiosa francesa, por telefone, antes de ser interpelado.

Chpryguine fazia parte do grupo de 20 adeptos expulsos de França na sequência dos atos de violência registados à margem do Inglaterra-Rússia, em Marselha, de que resultaram 35 feridos, ingleses na sua maioria. Todos negaram envolvimento nos incidentes, mas foram conduzidos à fronteira por risco de perturbação da ordem pública.

Três outros russos implicados nos incidentes foram condenados a penas de prisão entre um e três anos.

"De entre os que foram expulsos, quatro regressaram", disse Chpryguine à AFP, acrescentando que fez o caminho através dos Alpes, ou seja, via Suíça.

No Twitter, publicou fotos mostrando um avião e o interior de um aeroporto em França, com a seguinte legenda: "Para estar no jogo tive de fazer um caminho pouco comum na escuridão da noite e passar temporariamente por turista".

"Em frente ao estádio municipal de Toulouse, encontrei os cônsules de Marselha, dos quais me tornei muito íntimo", escreveu também Chpryguine, a legendar uma 'selfie' na companhia de outros dois homens.

Mal aterrou em Moscovo, após a sua expulsão no sábado, Chpryguine manifestou a intenção de regressar a França para continuar a acompanhar o Euro'2016, afirmando que tinha bilhetes para o jogo de Toulouse.

Colaborador do deputado Igor Lebedev, membro do partido de extrema-direita LDPR, Chpryguine já foi visto na companhia do presidente russo, Vladimir Putin.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Euro 2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.