Seleção domina em todos os escalões: só falta mesmo o título em Paris

Desde 2014, Portugal esteve pelo menos na final do Europeu em todas as categorias

Sub-19, Sub-21, Sub-17 e 'AA': por esta ordem, desde 2014, foram alcançadas as finais do Europeu do respetivo escalão

As seleções nacionais portuguesas vivem um período de grande pujança, do qual a presença na final do Euro'2016 é o exemplo mais flagrante. Mas não é o único. Nos vários escalões de formação, vários têm sido os exemplos nos últimos dois anos de um domínio português nos campeonatos da Europa. Desde 2014, Portugal já marcou presença nas finais de todos os Europeus, entre sub-17, sub-19, sub-21 e agora equipa principal. Um período de ouro que, quase apetece dizer, merece agora a cereja no topo do bolo. Que é como quem diz, o inédito título nos 'AA', no domingo, diante da França...


Sub-19 só vacilaram diante da Alemanha
Sub-19 finalistas

A série começou em julho de 2014, com os sub-19 a chegarem à final do Europeu, perdendo apenas diante da Alemanha. Mas logo ali talentos como André Silva, Rony Lopes ou Gelson começavam a dar cartas e 'anunciavam' ao Mundo que Portugal teria uma palavra a dizer nos momentos de decisão. E não esquecer que na próxima segunda-feira começa nova edição da prova, com a equipa das quinas novamente presente.



Sub-21 encantaram a Europa, perdendo nos penáltis
Sub-21 à beira do título

Sensivelmente um ano depois, os sub-21 de Rui Jorge, alicercados numa série de quase quatro anos sem perder qualquer encontro oficial, saíram desse Europeu sem quaisquer derrotas... mas não ficaram com o 'caneco'. O título escapou na final com a Suécia, nas grandes penalidades (o que, para todos os efeitos, constitui oficialmente um empate), depois de uma meia-final onde a jovem seleção encantou o Mundo, com uma goleada por 5-0 à Alemanha. William Carvalho, João Mário e Bernardo Silva eram as estrelas mais cintilantes. E, é preciso dizê-lo, Portugal vai completar quatro anos e quase 11 meses sem perder em jogos oficiais neste escalão, já que não foi derrotada desde essa final e o próximo encontro terá lugar apenas em setembro...


Sub-17 bateram a Espanha e levantaram o troféu
Sub-17 campeões

Já este ano, há menos de dois meses, foi a vez de se quebrar um jejum de títulos nos sub-17 que durava desde 2003. O conjunto às ordens de Hélio Sousa, que contou com um super José Gomes - melhor marcador e jogador do torneio - bateu a Espanha na final, nas grandes penalidades, dando o mote para o que se seguiria: o Europeu sénior. E, volvidas poucas semanas, eis que Portugal está na final da competição, encerrando uma série inesquecível, com todos os escalões na final dos respetivos Europeus no espaço de apenas dois anos.

'AA' em busca do primeiro

Apesar do vasto currículo nas etapas de formação, a verdade é que Portugal ainda não conquistou qualquer título nos 'AA'. A final no Euro'2004 foi o momento em que o Olimpo esteve mais perto, não fosse a Grécia intrometer-se no caminho e sair vitoriosa. Agora, em França, está na hora de fazer história e completar o círculo.

Por João Socorro Viegas
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Euro 2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.