Derrota na Ucrânia afasta Portugal do pote 1 do Euro'2020

Seleção Nacional ainda luta pelo apuramento mas nunca será cabeça-de-série

• Foto: Reuters

A derrota em Kiev ditou que, mesmo em caso de apuramento, Portugal nunca conseguirá chegar ao pote 1 do sorteio da fase final do Euro'2020. A Ucrânia garantiu esta segunda-feira não só o apuramento como também o primeiro lugar em definitivo. Portanto, à Seleção Nacional resta agora lutar pelo segundo posto, numa altura em que restam duas jornadas e tem mais 1 ponto do que a Sérvia, o perseguidor direto.

Com efeito, o pote 1 do sorteio é reservado aos seis melhores primeiros classificados dos 10 grupos de apuramento, com os restantes quatro a ficarem no pote 2. Ou seja, na melhor das hipóteses Portugal ficará neste pote, mas a situação poderá ser pior, como se pode constatar pelos dados imediatamente em baixo. É que se for um dos piores segundos classificados ficará mesmo no pote 4, arriscando-se a apanhar muitos tubarões.

POTE 1

- Seis melhores primeiros classificados

Pote 2

- Restantes quatro primeiros classificados
- Dois melhores segundos classificados

POTE 3

- Melhores segundos classificados (3.º ao 8.º)

POTE 4

- Dois piores segundos classificados
- Quatro vencedores do playoff

Para se apurar o ranking dos primeiros e segundos classificados, são excluídos os encontros com os sextos classificados de cada grupo (no de Portugal apenas existem cinco equipas) e aplica-se o seguinte critério:

- Posição no grupo
- Maior número de pontos
- Maior diferença de golos
- Maior número de golos marcados
- Maior número de golos marcados fora de casa
- Maior número de vitórias
- Maior número de vitórias fora
- Fair play
- Posição no ranking da Liga das Nações

Por João Socorro Viegas
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Euro 2020

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.