Os perigos do Luxemburgo, a chamada de Lage e a galáxia de CR7: Fernando Santos na 1.ª pessoa

A antevisão do selecionador nacional da partida de apuramento para o Europeu em dia de aniversário

• Foto: Paulo Calado

Fernando Santos alertou esta quinta-feira para as cautelas que será preciso ter frente à seleção do Luxemburgo, amanhã, em Alvalade. O treinador, que hoje celebra 65 anos, não quer a equipa a pensar que tudo vai ser fácil. Na conferência de imprensa de antevisão da partida, o técnico falou ainda da ausência de William Carvalho, do telefonema que recebeu de Bruno Lage por causa de Rafa e do brilhantismo de Cristiano Ronaldo.

Mensagem para os adeptos
"Felizmente vamos ter o estádio cheio; como sempre é um orgulho para nós ter um público que apoia e que está em sintonia com a Seleção Nacional. O 12º jogador é o publico, o apoio, o estar lá é fundamental para nós. Nem me atrevo a fazer um apelo, tenho a certeza que vão dar-nos toda a sua força."

Ausência de William Carvalho
"O William Carvalho está ausente e a partir daí é ponto final. O que interessa são os que estão disponíveis, vai chegar outro [André Gomes] que podia também estar convocado. Seguramente estes jogadores vão dar uma resposta à altura."

Conversa com Bruno Lage a propósito de Rafa
"Quem me falou comigo foi o Bruno Lage, ele teve essa atenção, telefonou-me. Assunto encerrado. Aqui quem decide tudo é a unidade de saúde da FPF. Só tomo as decisões com base no que eles me dizem e mais nada."

Seleção do Luxemburgo
"Se olharmos para os resultados, os dois jogos que fizeram com a Ucrânia, num perderam por 2-1 com autogolo, depois de terem tido oportunidades e até podiam ter ganho. Foi injusto para o Luxemburgo e isso mostra o valor desta equipa. Depois o outro jogo, que os meus jogadores já visionaram, o resultado foi 1-0, com um golo anulado ao Luxemburgo. É uma equipa muito organizada, sai em posse, não tem nada a ver com outros adversários que defrontámos. Procura sair a jogar, sem receio de abordar o jogo e que criou com a Sérvia situações de golo, apesar de ter perdido por 3-1. É muito rigorosa nas suas ações defensivas. Tem um selecionador à frente da equipa há 9 anos, boas seleções jovens... Só 2 ou 3 jogadores desta equipa jogam no Luxemburgo, os outros estão na Alemanha, na Rússia. Basta estar atento e tentar escalpelizar os resultados. Se olharmos só para o nome e para o ranking é diferente. Seguramente Portugal é melhor, tenho a certeza que a minha equipa é superior. Se construirmos em termos de jogo que devemos fazer, se estivermos ao nosso nível, com maior ou menor dificuldade Portugal acabará por vencer."

Pouco tempo para trabalhar/regresso de Pepe
"As vezes em que ele não esteve Portugal venceu. Mas isso [golos de bola parada] são fatores do jogo que têm de ser corrigidos e é isso que procuramos fazer. Só treinámos ontem... Procuro corrigir muito pela conversa, logo à tarde vou falar com eles. O que esteve menos bem em termos defensivos não teve a ver com golos de bola parada. O que esteve mal foi a 1ª parte no jogo com a  Lituânia. Com a Sérvia o resultado foi brilhante. Na 1ª parte do jogo com a Lituânia, apesar de sermos melhores, coletivamente eles estiveram melhor, correram mais, foram mais agressivos, foram compactos. Se não igualarmos esses níveis, a criatividade por si só depois não chega."

O que muda não ter William Carvalho
"Em termos de filosofia não muda nada. Portugal é uma equipa que quer ser dominadora do jogo; em posse criar dinâmicas para criar oportunidades de golo e quando a perde a bola rapidamente recuperá-la, para que o adversário não acredite que nos pode criar problemas. Se não formos agressivos, no bom sentido, na recuperação da bola, vão-nos obrigar a correr atrás dela." 

Valia de Cristiano Ronaldo 
"Acho que não há dados comparáveis em relação aos jogadores. Ontem um amigo meu pediu-lhe uma assinatura e 'perguntou-lhe de onde és'? Ele respondeu 'da Madeira'. O meu amigo disse 'não, és de outra galáxia'. Ele é, de facto, de outra galáxia."

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Euro 2020

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.