Em dezembro de 2022, Luis de la Fuente assumiu o leme de uma seleção espanhola a digerir o fracasso no Mundial e sob muitas dúvidas pela falta de pergaminhos que trazia ao mais alto nível. Volvidos menos de dois anos, tem uma Liga das Nações do palmarés e está a duas vitórias de levar a Espanha à conquista do quarto Europeu. Em entrevista ao 'As', destaca, porém, outra façanha: tornar a roja a "a seleção de todos".
Foi esse o repto que lançou no dia de apresentação e crê estar a cumprir o objetivo. "Aqui vivemos numa bolha, mas chegam-me notícias de que jovens e mais velhos, mesmo quem não tinha a cultura de futebol, estão entusiasmados com o Euro. É isso que queremos. É a seleção de todos. Aqui não há clubes nem regionalismos", destaca De la Fuente no primeiro excerto da conversa com o diário madrileno.
Lamine Yamal, de 16 anos, está a encantar o Mundo, mas não escapou a críticas por não ter disfarçado a insatisfação ao ser substituído aos 63’ frente à Alemanha. Com vasta experiência em seleções jovens, De la Fuente sabe bem o que dizer sobre o caso. "Um jogador pode ter a ambição de jogar sempre, mas quando sai 'amuado' está a desrespeitar o colega que vai entrar. Isso não permito. Um jogador tem de perceber que a equipa vem primeiro e que, se está a sair, é para dar a chance a outro colega", frisa, negando porém que tenha havido qualquer problema com Yamal. "Não saiu zangado. É um miúdo excecional e tem de saber que não poderá jogar sempre".
Sobre o duelo com França, está claro que todos terão de participar na defesa. " Quanto enfrentas jogadores como Mbappé ou Dembélé, a chave é a entreajuda. Tens de manter os equilíbrios. No outro dia disse ao Yamal: 'Se há três jogadores em cima de ti, tens dois colegas livres noutra área do campo. O segredo é fazer a bola chegar lá com circulação rápida. Também é assim que interpretamos o jogo na defesa: estar lá para ajudar [a travar um jogador], mas sem esquecer as outras áreas."
Defesa do Alanyaspor defronta o Fenerbahçe treinado pelo técnico português
Real Madrid dominou no seu país e no Mundo e voltou a rechear o museu do Bernabéu
David Coote envolvido em nova polémica
Lateral, de 33 anos, disputou 54 jogos pela equipa principal de Inglaterra