Apesar de ter sido despedido em setembro do ano passado...
Apesar de ter sido despedido em setembro do ano passado, depois de um arranque de qualificação para esquecer e não ter deixado propriamente muitas saudades no país, Fernando Santos também vai faturar com o apuramento da Polónia para a fase final do Europeu de 2024 (no playoff, diante do País de Gales). Segundo o jornal polaco 'Sport', o técnico português de 69 anos receberá cerca de 180 mil euros, um valor que ficou acordado aquando da sua saída. O mais curioso de tudo é que, com base no acordo inicial, se tivesse sido o português a apurar-se nesta fase... por contrato não teria recebido qualquer bónus. Confuso? Passemos a explicar.
Segundo o 'Sport', quando assinou o seu contrato em janeiro do ano passado, Fernando Santos pediu um bónus de 750 mil euros em caso de apuramento, que apenas seria 'ativado' caso a seleção polaca conseguisse ficar num dos dois primeiros lugares do grupo. Quando saiu do cargo, a equipa de representação do técnico fez força para conseguir receber algo por uma eventual qualificação e atingiu um acordo com a PZPN, depois desta ter calculado que havia entre 20 a 25% de chances de qualificação. Pegando nessa probabilidade, a Federação definiu então que pagaria cerca de 25% do bónus total, mas com uma pequena mudança: o bónus seria pago simplesmente se o apuramento fosse atingido, independentemente de ser na fase de grupos ou no playoff, como acabou por suceder.
E assim, Fernando Santos consegue encaixar uma verba extra, provavelmente inesperada, por um sucesso de uma equipa da qual deixou o comando há mais de meio ano. Curiosamente, desde a saída do português, a Polónia venceu apenas os mesmos dois jogos que tinha ganho até então, mas com a diferença de não ter sofrido qualquer derrota...
Defesa do Alanyaspor defronta o Fenerbahçe treinado pelo técnico português
Real Madrid dominou no seu país e no Mundo e voltou a rechear o museu do Bernabéu
David Coote envolvido em nova polémica
Lateral, de 33 anos, disputou 54 jogos pela equipa principal de Inglaterra