O presidente da FPF, Pedro Proença, marcou presença no sorteio da Liga das Nações, que decorreu esta quinta-feira, em Bruxelas, e mostrou-se satisfeito com o grupo de Portugal, que irá defrontar a Dinamarca, Noruega e País de Gales.
Que análise faz ao desfecho do sorteio de Portugal?
"Somos os campeões em título, a única seleção que conseguiu ganhar duas Ligas das Nações, por isso assumimos essa responsabilidade. Não há sorteios fáceis, quando temos este nível, mas entraremos com a ambição normal de quem quer revalidar este troféu. Não havendo grupos fáceis, a curiosidade é de, na altura de inverno, jogar contra equipas nórdicas.
A Liga das Nações realiza-se depois do Mundial, mas a fasquia mantém-se na mesma elevada?
"Elevadíssima, como tenho dito, habituem-se que esta seleção e as outras que temos tido, sempre que entram numa competição é para ganhar. No ano passado foi isso mesmo, mas mais do que vencer foi a garantia de que as nossas seleções vão ter continuidade. As próximas duas décadas estão absolutamente asseguradas, não só no futebol, como no futsal e no futebol de praia, e isso é uma raridade. Por isso Portugal assume, sem medo, essa responsabilidade."
Posição da FPF relativamente ao estado que atravessa o país, devido às tempestades?
"Acompanhamento total. Ainda esta semana estivemos em Leiria a validar o caos que hoje atravessa Portugal e amanhã estaremos em Santarém. Este acompanhamento muito próximo, a FPF, o seu comité de emergência, os sindicatos, a liga profissional, a associação nacional de treinadores, as associações distritais. É um movimento coletivo de solidariedade. Para a próxima semana estaremos em Coimbra. Abrimos já um fundo de apoio, vários clubes estarão na Cidade do Futebol a utilizar as instalações, porque ficaram sem elas para treinar, como a U. Leiria. E sempre com uma palavra de esperança de que as coisas se vão modificar e de que podem contar com um futebol português no espírito da solidariedade."
Dinamarqueses foram eliminados pela Seleção Nacional nos quartos de final da última edição da Liga das Nações
Presidente da FPF esteve em Buxelas a acompanhar o sorteio da competição
Portugal irá defrontar a Dinamarca, Noruega e País de Gales no grupo A4
Seleção Nacional inserida no Grupo A4
Campeão PSG lidera a lista
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Gianni Infantino defendeu o levantamento das restrições, mas Ceferin mostra-se irredutível na sua posição