04/10/2024

As novidades, os jogadores que estão à porta e os vermelhos de Bruno Fernandes: tudo o que disse Roberto Martínez

Portugal em ação na Liga das Nações diante da Polónia e da Escócia

12:52 04.10.2024

Gonçalo Inácio avaliado segunda-feira

Rúben Amorim diz que Gonçalo Inácio poderá falhar o jogo de amanhã. Tem alguma informação quanto a isso? Pote não está na convocatória da Seleção, imagino que por lesão. É por isso que não está convocado?

"A nossa relação com os departamentos médicos é exemplar, temos toda a informação. Sabíamos que o Gonçalo teve o problema contra o Lille e voltou. Temos de avaliar o jogador na segunda-feira. O jogo é já no sábado, temos um período para avaliar. Pote? Mereceu estar na Seleção no primeiro estágio, agora está lesionado. Faz parte da carreira de um jogador. São coisas que acontecem. Há jogadores que se reformam pela idade, como o Pepe, e há outros que não estão pelas lesões".

12:51 04.10.2024

Renato Veiga e Trincão à espera de minutos

Volta a chamar Renato Veiga e Trincão, que não tiveram minutos em setembro. Poderão tê-los agora?

"É um processo. O primeiro passo é chegar à Seleção. Agora, é abrir o treino, a competitividade, ver o adversário, a estratégia de jogo. Os minutos podem aparecer aí. O Trincão joga muito bem em espaços curtos, pode ser um jogador muito interessante. Renato Veiga está a crescer muito, tem um físico importante. Pode jogar a central, lateral-esquerdo, a trinco. Tem uma polivalência importante. Tem muito futuro, mas podem ter os dois minutos no presente".

12:48 04.10.2024

Análise à Polónia

O que vale esta Polónia?

"É uma equipa com conceitos muito claros, o treinador tem uma clareza de conceitos. Gosta da linha de cinco, de uma estrutura equilibrada. Estamos a ver um Lewandowski num momento muito bom de forma, mas há jogadores novos que equilibram a equipa muito bem. Esperamos uma equipa que gosta de ganhar, que marca e sofre golos. Não é uma equipa defensiva, joga olhos nos olhos. O ambiente no estádio é fantástico, Varsóvia é fantástica. É uma equipa que já defrontámos no passado, mas Lewandowski e Zielinski são sempre jogadores que precisam do nosso respeito".

Pub
12:47 04.10.2024

Ausência de Paulinho

Leva um ponta-de-lança fixo, Ronaldo, e depois Diogo Jota. Paulinho está nas suas contas, pelo que tem vindo a fazer no México? Como reagiu à escolha de Beto?

"Para um estágio com dois jogos, na Liga das Nações, ter dois pontas-de-lança é suficiente. O Cristiano e o Jota são os que cá estão, mas estamos a acompanhar todos. Fábio Silva também está a crescer muito e é interessante para o futuro. Acompanhamos todos, as portas estão sempre abertas. Mas num estágio não precisamos de mais de dois pontas-de-lança. Acompanhámos o Beto na Udinese e fazia parte da pré-lista, mas respeitamos a sua decisão. É difícil entrar na Seleção. Não é uma questão futebolística, é de sentimento. O jogador precisa de querer jogar pela Seleção. Esperamos que tenha uma boa carreira internacional".

12:45 04.10.2024

Vermelhos de Bruno Fernandes

Bruno Fernandes tem sido fundamental na Seleção, mas vem de duas expulsões muito próximas, ainda que uma tenha sido revertida. Ontem parecia um pouco de 'cabeça perdida' com Diogo Costa. Como viu isto? Falou com ele, teme que esteja num momento menos positivo?

"Tem muita experiência. Vejo muito futebol e nunca vi dois cartões vermelhos injustos em jogos consecutivos. Foi injusto, algo muito estranho. O Bruno é um jogador focado, com muita experiência e sabe que isto faz parte. Acho que nunca levou um cartão vermelho e agora viu dois injustos".

12:44 04.10.2024

Daniel Bragança "a bater à porta"

Daniel Bragança fiocou de fora desta convocatória.

"O Daniel tem uma história nas seleções da formação. Foi importante nos sub-21, teve experiência nos sub-19 e depois passou pela lesão. Agora mostra que está totalmente recuperado. É inteligente, tem muita qualidade e estamos a acompanhá-lo. Faz parte do grupo que falava há pouco, dos que estão a bater à porta da Seleção. Tem qualidades muito interessantes, mas os jogadores que cá estão agora são jogadores de nível incrível. Precisamos de quem está a crescer, e depois a porta da Seleção está sempre aberta".

Pub
12:42 04.10.2024

Orgulho nos clubes portugueses

Recentemente elogiou Bruno Lage. Pode avaliar também o desempenho do FC Porto e do Sporting?

"Posso dizer o que sinto, que é orgulho do futebol português. O jogo que o Benfica fez contra uma equipa incrível [At. Madrid], uma equipa construída para tentar ganhar a Champions, foi de muito orgulho. O FC Porto, contra uma equipa como o Manchester United, a história que têm nas competições europeias. O V. Guimarães, o Sp. Braga... O Sporting a jogar com a mesma confiança, a acreditar no que estão a fazer. Isso tudo fala muito e bem do futebol português".

12:41 04.10.2024

Mais jogadores à porta da Seleção

Na última convocatória, disse que este era um novo ciclo. Está a renovar este grupo? Este grupo é mais forte do que o anterior?

"Agora temos mais jogadores para acompanhar. Gedson, Florentino, Bragança, Quaresma, Handel, Francisco Moura... Há um grupo de jogadores que estão à porta da Seleção. Trazem um entusiasmo e energia diferentes, e isso é o que beneficia a competitividade no balneário da Seleção. A Liga das Nações é diferente, não é um percurso para o Mundial. Faz parte do melhorar e preparar melhor a equipa. É a oportunidade de experimentar e ver jogadores novos para poder tentar ganhar a Liga das Nações. É uma boa pergunta, acho que temos agora um grupo ainda maior para criar um grupo final para o Mundial".

12:39 04.10.2024

Tomás Araújo sem "queimar etapas"

Chama quatro defesas-centrais. Tomás Araújo tem sido titular no Benfica, esteve perto de ser chamado?

"Faz parte dos jogadores que estamos a avaliar. O Tomás está a ter um começo de época espetacular, mas não queremos queimar etapas. Acho que ele pode ter um estágio importante nos sub-21. O António Silva, para nós, é um jogador que traz experiência mesmo sendo jovem. Parece-nos determinante para a escolha que tivemos de fazer, é uma questão do agora e do que precisamos para defrontar Polónia e Escócia. Quaresma e Tomás Araújo ainda têm a oportunidade de jogar nos sub-21 e isso faz parte, estão a acrescentar e a melhorar".

Pub
12:38 04.10.2024

Ausências de Tiago Santos e Quenda

Tiago Santos e Quenda não estão relativamente à convocatória anterior. Que mensagem deixa a esses dois jogadores?

"O Tiago Santos e o Quenda estão num processo de evolução muito interessante. Faz parte. Não queremos queimar etapas, acho que é muito importante para eles poder ter uma experiência nos sub-21, no Europeu. São patamares diferentes na Seleção. Mas há muita informação positiva relativamente ao que fizeram em setembro, e isso mostra que fazem parte do grupo de jogadores que estamos a acompanhar".

12:37 04.10.2024

Razão para a chamada de 26 jogadores

Este duplo confronto é muito importante. Leva 26 jogadores também para jogar com o facto de os encontros serem em 72 horas?

"É isso. Faz parte dos estágios. A Liga das Nações é muito exigente. Os jogadores não têm muitos minutos, há frescura, mas precisamos de ter jogadores para haver competitividade nos treinos, trabalhar bem os jogos. Como já aconteceu em setembro, perdemos um jogador depois do primeiro jogo. Não faz sentido chamar jogadores depois do primeiro jogo quando são os dois em 72 horas. Aqui estamos a trabalhar fora e, portanto, 26 jogadores dá flexibilidade para preparar os jogos."

12:36 04.10.2024

Chamada de Ricardo Velho e Samu

Porquê a chamada de Ricardo Velho e Samu?

"O Ricardo Velho é o exemplo de como o trabalho com profissionalismo, dedicação e esforço podem levar qualquer jogador à Seleção. Joga consistentemente a bom nível e merece a convocatória. Já o Samu, acompanho-o nos sub-21, esteve na final dos sub-19, tem um perfil muito interessante, que não temos. Taticamente é muito inteligente e esquerdino, coisa que não temos no meio-campo. Acompanhámo-lo durante muitos meses, merece a oportunidade na seleção."

Pub
11:56 04.10.2024

Conferência de imprensa

Roberto Martínez divulgou esta sexta-feira a convocatória para os jogos da Liga das Nações, que Portugal vai realizar este mês, e comenta as escolhas, bem como os adversários (Polónia e Escócia) que a Seleção Nacional terá pela frente em setembro.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Liga das Nações
Notícias
Notícias Mais Vistas