Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Caiu o último grande rival

'Borrego' italiano durava há 61 anos

• Foto: Paulo Calado
Ao fim de mais de 61 anos, eis que Portugal voltou a derrotar a Itália em jogos oficiais. Não havia maior ‘borrego’ para matar no que a duelos com as seleções históricas da Europa diz respeito, isto depois de já com Fernando Santos, em plena final do Euro’2016, a maldição francesa ter terminado aos pés de Eder e companhia.

Derrotar os italianos era, de resto, a única cruzinha que faltava a Portugal para fazer o pleno frente aos tubarões europeus neste milénio. Todos os outros já caíram frente à Seleção Nacional, com especial destaque neste particular para as inéditas vitórias frente a Espanha e França. Uma prova de força da turma das quinas, que nas últimas décadas tem vindo a recuperar terreno relativamente às principais potências do Velho Continente.

Quis o destino que fosse na estreia portuguesa na Liga das Nações que o mais antigo ‘borrego’ morresse. Foram 61 anos, três meses e 15 dias de jejum desde o último sucesso da Seleção perante a Itália. Nessa altura, no ano de 1958, estava em causa o apuramento para o Mundial da Suécia, mas o triunfo por 3-0 frente à seleção transalpina não deu a Portugal a tão desejada qualificação.

De então para cá houve mais cinco duelos oficiais entre as duas formações, todos eles a cair para o lado italiano. Ontem, o pé esquerdo de André Silva, ‘empurrado’ para fora do AC Milan este verão, a colocar um ponto final na maldição.

‘Fator Santos’ é fator casa

Desde que Fernando Santos assumiu o comando técnico, os nove jogos oficiais em casa acabaram sempre com vitórias portuguesas. Arménia, Sérvia, Dinamarca, Andorra, Letónia, Hungria, Ilhas Faroé, Suíça e Itália não passaram em Portugal, com a turma das quinas a somar um registo de 25 golos marcados e apenas três sofridos.
Por José Miguel Machado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Liga das Nações

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M