07/06/2025

A confiança para a final, as palavras de Ronaldo e a situação de Palhinha: tudo o que disse Roberto Martínez

Selecionador nacional na antevisão ao jogo com a Espanha

A carregar o vídeo ...
Roberto Martínez e a "fome" de Cristiano Ronaldo: «Ganhou tudo e no dia a seguir começa do zero»
11:55 07.06.2025

Bola de Ouro

"Os prémios individuais são injustos porque o futebol é um jogo coletivo. A equipa vencedora devia ter a Bola de Ouro, Vitinha e Fabian Ruiz deviam ser considerados, mas é subjetivo. Mas para mim, aprecio Vitinha, parece-me um fora de série. Se não ganhar agora, tem potencial para ganhar ao longo da sua carreira."

11:54 07.06.2025

Diferença entre futebol em Espanha e Portugal?

"É uma questão difícil, precisaríamos de muito tempo. Tem diferenças e semelhanças. Ambos gostam de informação tática e de ser competitivos. Há o jogador criativo, que gosta da parte tática e os que gostam de ser competitivos. Aqui há os dois tipos. Em Espanha, o estilo é diferente, o país é maior, há diferentes escolas. Há diferenças e semelhanças."

11:53 07.06.2025

Percurso

"Quando nos qualificámos para o Europeu ganhámos 10 jogos seguidos, nunca tivemos momentos negativos, mas perguntávamos o que nos acontecerá quando não marcarmos primeiro? Avisava para estarmos preparados para adversidade. Uma equipa resiliente tem de ser paciente e o que gostei no jogo com a Alemanha foi o comportamento."

Pub
11:52 07.06.2025

Palhinha não jogou muito no Bayern Munique, mas continua na Seleção

"É um dos jogadores que se vê pouco mas que tem uma grande influência, não apenas nos jogos mas também nos treinos. Não temos muitos como ele em Portugal. É muito inteligente taticamente, pode defender com os centrais, utiliza o passe longo, o passe curto. Foi um ano difícil para ele, mas falei muito com o seu treinador, nunca baixou os braços. É essencial para nós, com mais ou menos minutos."

A carregar o vídeo ...
Roberto Martínez: «Foi um ano difícil para João Palhinha mas nunca baixou os braços»
11:48 07.06.2025

Podia ser uma final de Mundial?

"Quando olhas para a Liga das Nações, o seu formato, falamos das melhores seleções da Europa. Os jogos são tão difíceis que te ajudam a melhorar e a preparar o Mundial. Nas seleções não tens muito tempo para trabalhar com os jogadores. Para nós, desde que cheguei o objetivo é ganhar o Mundial de 2026. O jogo de amanhã faz parte desse processo."

11:44 07.06.2025

Pode dizer-se que o futebol espanhol está no momento mais importante da sua história?

"Diria o futebol ibérico. Gostaria de ter tempo para falar de Portugal em termos de formação, um país de 10 milhões de habitantes e que para mim tem a melhor formação da Europa. Cruyff é comum a muitos treinadores espanhóis, temos de lhe agradecer por nos mostrar o jogo de uma forma tão distinta. Esperamos que nos próximos anos, até 2030, possamos crescer juntos."

Pub
11:43 07.06.2025

Lamine Yamal surpreende-o? Tem um plano para o parar?

"É uma surpresa que um jogador tão jovem possa ser tão consistente, porque é algo que por vezes vem com a experiência. É um jogador que marca a diferença, no seu clube e na seleção, é um jogador único. Tentar pará-lo seria um erro, temos de defender toda a equipa."

11:42 07.06.2025

De La Fuente e Martínez estão há dois anos e meio nas respetivas seleções. Foi convidado para treinar a Espanha?

"Não, não fui. De La Fuente já o via nos sub-21, tem capacidade para liderar, gerar confiança e criar equipas ganhadoras. Não me surpreende o que está a fazer. Tem a exigência de ganhar, como todos os selecionadores, mas tem uma equipa muito boa."

11:39 07.06.2025

Disse que não há equipas perfeitas, Portugal vai apresentar alternativas?

"A Espanha é a melhor seleção do Mundo em certos aspetos. Equipa perfeita não existe, o que temos é uma equipa que é campeã da Europa, ganhou a Liga das Nações, com um selecionador que criou um ambiente de clube. Não vejo aspetos negativos, vejo que no futebol todas as equipas têm pontos fortes e fracos."

Pub
11:38 07.06.2025

Como lida com a ansiedade?

"Não há ansiedade. Temos a oportunidade de fazer história, ansiedade é quando se pode perder, estamos onde queremos estar. Esta competição é muito exigente. O espírito no hotel é muito bom, agora temos mais um membro na família, parabéns para o Gonçalo Ramos e para a Margarida, que receberam o Bernardo. Estamos muito bem."

11:37 07.06.2025

Nova surpresa no onze com a Espanha para travar Lamine Yamal?

"Vocês já me conhecem, o onze é escolhido depois do último treino, há muito a avaliar até lá. Mas acredito em todos os jogadores, não há um onze, há sim uma ideia de jogo. A reação à perda de bola tem de ser perfeita, não podemos deixar a Espanha usar as ações rápidas e temos de fazer bem aquilo em somos bons, já mostrámos isso num estádio cheio de adeptos alemães. Temos de mostrar a mesma personalidade, reagir rápido e defender bem o jogo de ataque excecional da Espanha."

11:35 07.06.2025

Como vão viver o dia de amanhã os seus amigos?

"Os amigos não perdem, ganhe quem ganhar para eles é uma vitória. Eu estou aqui porque o meu pai foi uma grande influência e isso é o mais forte."

Pub
11:35 07.06.2025

Aproveitar virtudes dos jogadores

"Amanhã Portugal não vai mudar nada do que é para ganhar a final porque acreditamos nos nossos conceitos e no que podemos fazer. Falamos da Espanha que tem jogadores com capacidade de manter a bola, ataca rápido, temos de defender bem. Mas a chave para Portugal ganhar é que temos de ser perfeitos no que somos bons. E não mudar a nossa ideia e dar a bola a Espanha porque isso seria um erro."

11:33 07.06.2025

Ronaldo fez a sua defesa, como olha para as palavras do capitão?

"Acho que o capitão quer jogar amanhã... Estou a brincar. O Cristiano joga a sua quarta final pela Seleção, é um exemplo, adoro a sua fome. Ganhou tudo e no dia a seguir começa do zero. Para Mora, João Neves, Quenda, poderem trabalhar com o Cristiano, é uma prenda. Espero que amanhã seja uma memória boa para as nossas carreiras. O trabalho da equipa é o que acontece no balneário, temos de ajudar os jogadores para defontar os adversários da melhor forma possível e em dois anos e meio o nosso trabalho foi mútuo. O balneário é unido, solidário, gosta de vestir a camisola de Portugal e amanhã vamos dar tudo para o povo português seja muito feliz."

11:31 07.06.2025

Frente à Alemanha lançou três jogadores na segunda parte, vão jogar de início agora?

"O onze inicial fez um jogo fantástico, de controlo e depois os três que entraram deram o que queríamos: chegar mais ao último terço, controlar mais o jogo da Alemanha. Fizemos um jogo bom do minuto zero ao último, mas diferente. Chegar à baliza foi mais na segunda parte e é isso que trabalhamos, ter jogadores com valências diferenças, criar ligações durante o jogo. A Espanha não é a Alemanha, tem pormenores de melhor equipa do Mundo mas não há equipas perfeitas."

Pub
11:29 07.06.2025

Os treinadores são avalidados pelos troféus que ganham, isso é justo?

"Faz sentido, estamos no futebol para ganhar. Nas seleções ainda há o ranking. Há os golos, número de pontos e os detalhes como a gestão do grupo. Há muitos aspetos para avaliar um treinador, mas tenho orgulho por ser o terceiro a preparar uma final em Portugal e espero que os nossos adeptos fiquem felizes depois deste jogo."

11:27 07.06.2025

Sente, olhando para o plantel de Portugal, que fica a dever alguma coisa ao de Espanha?

"Não. O foco é o que podemos fazer. Se o nosso desempenho for ao mesmo nível do da meia-final, acredito no que podemos fazer. O adversário é poderoso, mas não será um jogo de aspeto técnico-tático, mas sim de resiliência, que já mostrámos frente à Alemanha. Precisávamos de olhar olhos nos olhos equipas como a Alemanha e conseguimos, depois de 25 anos. Agora se usarmos a mesma personalidade, a mesma resiliência, entrega e esforço estaremos preparados para ganhar a final."

11:25 07.06.2025

É o jogo mais especial da sua carreira?


"Estou a encarar com naturalidade. Há um aspeto sentimental, sou espanhol, mas isso é para uma futura conversa com os netos. O foco é ganhar a final. Adorei a atitude ontem durante o treino, hoje temos outro. É trabalhar bem e preparar a quarta final de Portugal."

Pub
09:43 07.06.2025

Conferência de imprensa arranca às 11 horas

A Seleção Nacional faz este sábado em Munique, na Alemanha, o último treino antes da final da Liga das Nações, agendada para domingo (20 horas) frente à Espanha. A sessão vai decorrer num dos complexos de treino do Bayern Munique, normalmente utilizado pela equipa feminina dos bávaros, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social. Antes, às 11 horas, na Allianz Arena, o selecionador Roberto Martínez e Ronaldo vão fazer em conferência de imprensa a antevisão do duelo com os espanhóis.


Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Liga das Nações
Notícias
Notícias Mais Vistas