Roberto Mancini tem o dom de simplificar o futebol. O selecionador italiano desvia-se dos subterfúgios habituais, das frases feitas e do rotineiro ‘vamos trabalhar’. E foi por isso que no lançamento do duelo frente a Portugal, em mais uma ronda da Liga das Nações, o italiano surgiu de sorriso largo e assumiu sem complexos que o seu plano era outro...
"No arranque o objetivo era chegar à fase final. Mas perdemos em Portugal, com uma equipa muito jovem, e agora temos de nos empenhar ao máximo para vencer Portugal em San Siro. Temos de nos focar muito para vencer e depois esperar para ver o que acontece no Portugal-Polónia", atirou.
Feitas as contas, os italianos têm de vencer a Seleção e esperar por uma ajuda dos polacos. Mas nem isso tira o espírito positivo: "Queremos fazer um bom jogo, tal como nos últimos dois desafios. Quero uma equipa de ataque, porque o público de San Siro merece. É um estádio que esgota sempre nos jogos de Itália e isso é ótimo."
Histórico San Siro
O treinador não conseguiu esconder o fascínio pelo estádio que servirá de palco ao duelo e revelou porque confia num bom resultado: "Joguei duas vezes contra Portugal em San Siro. A 5 de dezembro de 1987 vencemos 3-0 e fomos ao Euro’88. Tínhamos uma equipa forte. Depois, precisamente a 17 de novembro de 1993, também num sábado, como agora, ganhámos 1-0 com golo do Dino Baggio. Espero que seja um bom augúrio."
Ironicamente, apesar do ‘amor’ de Mancini pelo reduto milanês, San Siro é símbolo de um dos capítulos mais negros do futebol italiano. Em novembro de 2017, no playoff de acesso ao Mundial de 2018, Itália empatou com a Suécia (0-0) em Milão, depois do 1-0 favorável aos nórdicos na 1ª mão, e ficou fora da prova, algo que não acontecia desde… 1958.
Atendendo à posição, a equipa das quinas deverá integrar o segundo pote, juntamente com Países Baixos, Dinamarca e Alemanha, no sorteio da prova em 2023
Fase que decide o vencedor da prova será disputada entre 6 e 10 de outubro do próximo ano
Médio gaulês pode protagonizar transferência milionária muito em breve
Depois de ter sido cancelado devido à existência de vários casos positivos à Covid-19 nos ucranianos
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Competição tem sido alvo de várias críticas mas continua a ser preparada nos bastidores
Comunicado assinado pela FIFA e pelas seis Confederações
Siga ao minuto tudo o que se passa nos principais campeonatos no que diz respeito a transferências
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.