Em três jogos anteriores no Mundial de Sub-20, 2 vitórias e um empate são o saldo positivo...
A seleção de Sub-20 de Portugal defronta esta segunda-feira, às 19 horas, a Coreia do Sul num jogo que poderá garantir, desde já, a passagem à fase seguinte do Mundial da categoria que está a decorrer na Turquia. E apesar do treinador nacional, Edgar Borges, esperar naturais dificuldades, o passado joga claramente a favor de Portugal.
Será a quarta vez que as duas seleções medirão forças em jogos do Mundial e o balanço é de 2 vitórias portuguesas e um empate, precisamente no primeiro confronto, em 1979. Foi na segunda edição do Mundial, então de Sub-19, que se registou um empate sem golos. A equipa portuguesa seguiria para os quartos-de-final, onde foi eliminada pelo Uruguai, após prolongamento, mas os coreanos ficaram na fase de grupos.
O segundo encontro aconteceu em 1991, na prova organizada em Portugal, tendo a Coreia apresentado uma equipa unificada entre Norte e Sul. Portugal venceu por 1-0 (golo de Paulo Torres), mas as duas equipas passaram à fase seguinte embora com destinos diferentes. Os coreanos foram eliminados pelo Brasil nos quartos-de-final, enquanto Portugal ganhou a final precisamente diante do Brasil, no desempate por penáltis.
O terceiro embate registou-se na edição de 1999, disputada na Nigéria, e desta vez a vitória portuguesa foi mais folgada: 3-1. Os golos de Portugal foram apontados por Ricardo Sousa e Simão Sabrosa (2), e garantiram a passagem à fase seguinte da prova, ao mesmo tempo que afastavam os coreanos da mesma. Portugal viria a ser eliminado nos oitavos-de-final pelo Japão no desempate por penáltis (4-3) depois de 1-1 após prolongamento.
Além destes três jogos em outras tantas edições do Mundial de Sub-20, Portugal defrontou a Coreia do Sul no ano passado, no Torneio Internacional do Japão, e de novo venceu, por 1-0, golo de Rui Areias.
Depois de duas vitórias (e um empate) em jogos anteriores na prova, é caso para recordar o ditado, “não há duas sem três”.
Atrás do golo do último reforço dos campeões nacionais ficaram os tentos do chileno Nicolas Castillo, frente ao Gana (3-4), e do ganês Moses Odjer na mesma partida dos quartos de final da competição..
Gauleses conseguem alcançar títulos em todas as competições de seleções...
Seleção africana dominou o Iraque e ficou no lugar mais baixo do pódio na Turquia...
"O Uruguai tem uma grande equipa. Temos visto o que têm feito"...
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida