França e Uruguai querem fazer história

Os sul-americanos já foram segundos em 1997, mas os europeus nunca chegaram à final da prova...

França e Uruguai querem fazer história
França e Uruguai querem fazer história • Foto: REUTERS

O Uruguai qualificou-se esta quarta-feira para a final do Mundial de Sub-20, que está a decorrer na Turquia, depois de ter batido o Iraque na meia-final disputada em Trabzon por 1-1 (6-5 no desempate por penáltis). A final do próximo sábado, em Istambul, diante da França, será a segunda oportunidade no historial da competição que o Uruguai tem para a vencer, depois de ter registado um segundo lugar na edição de 1997, disputada na Malásia. A França, por seu lado, tem como melhor registo o quarto lugar na edição de 2011, na Colômbia.

Para o Uruguai, a prova que decorre na Turquia tem sido uma sucessão de maratonas exigentes. Começou por perder o primeiro jogo na fase de grupos, diante da Croácia, por 1-0, para depois de impor face à Nova Zelândia (2-0) e Usbequistão (4-0), antes dos momentos mais difíceis. Nos quartos-de-final teve de suar para vencer a Nigéria por 2-1 e mais exigente ainda foi o compromisso diante da Espanha, nas meias-finais, que vendeu por 1-0, mas após prolongamento. Esta quarta-feira, diante do Iraque, novo prolongamento não foi suficiente e só no desempate por penáltis conseguiu impor-se, quando o guarda-redes Guillermo de Amores defendeu o remate do médio Saif.

O Uruguai chega à final diante da França com uma maior carga de minutos nas pernas e isso poderá ter algum significado na final de sábado. Mas também com o tónico de apresentar a melhor defesa da prova, tendo consentido apenas 3 golos até ao momento, mesmo que do lado francês esteja o melhor ataque da competição, com 13 remates certeiros.

A França, ao contrário do Uruguai, começou bem na fase de grupos, vencendo o Gana por 3-1, empatou depois a um golo com os Estados Unidos e cedeu diante da Espanha por 2-1. Nos jogos de eliminação direta revelou o seu poderio ofensivo, impondo-se por 4-1 à Turquia nos oitavos-de-final, por 4-0 ao Usbequistão nos quartos-de-final e por 1-0 ao Gana na meia-final desta quarta-feira, em Bursa.

Passados distintos

Apesar das grandes tradições continentais nas provas dos escalões de formação, França e Uruguai têm tido menos sucesso a nível mundial. Ainda assim, a França já venceu por uma vez o Mundial de Sub-17, prova onde o Uruguai tem um segundo lugar. A França ganhou o Europeu de Sub-19 por cinco vezes e o de Sub-21 em duas ocasiões, ao passo que o Uruguai venceu o campeonato sul-americano de Sub-20 por 7 vezes e nos Sub-17 foi vice-campeão por três ocasiões.

O Uruguai tem 12 presenças na fase final do Mundial de Sub-20, contra 5 da França, tendo ainda um terceiro lugar em 1979 e dois quartos lugares, em 1977 e 1999. A França não fez melhor que o já referido quarto lugar em 2011.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Mundial Sub20 2013

Golo de Quintero foi o melhor da prova

Atrás do golo do último reforço dos campeões nacionais ficaram os tentos do chileno Nicolas Castillo, frente ao Gana (3-4), e do ganês Moses Odjer na mesma partida dos quartos de final da competição..

Notícias
Notícias Mais Vistas