Africanos ganharam em 2009 e vice-campeões em 1993 e 2001...
A eliminação da Espanha nos quartos-de-final do Mundial de Sub-20 que está a decorrer na Turquia, determina que o Gana passa a ser o único país com possibilidade de chegar ao título pela segunda vez na história da prova. Os espanhóis haviam vencido a edição de 1999, na Nigéria, e os africanos ganharam a de 2009, disputada no Egito.
Depois de ter eliminado Portugal nos oitavos-de-final, e do afastamento da Espanha, o Gana assume-se, inesperadamente, como grande candidato ao triunfo final. A equipa africana apurou-se na fase de grupos como um dos melhores terceiros classificados (perdeu com a França e a Espanha e ganhou aos Estados Unidos) e agora apresenta-se como a seleção com melhor passado na prova. Além do título conseguido em 2009, o Gana já foi segundo classificado por duas vezes, em 1993 e 2001, além de ter ficado em quarto lugar na edição de 1997.
Relacionadas
Os dois primeiros jogos dos quartos-de-final, disputados este sábado, mostraram que a prova está mais aberta que nunca e nem os favoritos antecipados têm garantia de sucesso. A Espanha propunha tornar-se apenas no terceiro país na história do futebol a usar ao mesmo tempo o título de campeão do Mundo no escalão principal e nos Sub-20, depois da Argentina (1978, equipa principal e 1979, Sub-20) e Brasil (equipa principal em 1994 e 2002, Sub-20 em 1993 e 2003), mas a derrota ante o Uruguai, no prolongamento, ditou que apenas um país europeu estará na luta pelo acesso à final, a França, que goleou o Usbequistão por 4-0.
A França garantiu desde já que iguala o seu melhor registo de sempre, o 4.º lugar conseguido há dois anos na Colômbia. O Uruguai, que afastou a Espanha, tem como melhor resultado, um segundo lugar na edição de 2001, além de um terceiro posto em 1979 e dois quartos lugares em 1977 e 1999. A Coreia do Sul, que domingo defronta o Iraque, poderá voltar às meias-finais pela primeira vez desde 1983, quando terminou a prova no quarto lugar.
O Chile, que joga com o Gana este domingo, tem como melhor registo um terceiro lugar na edição de 2007, além de um quarto posto conseguido 20 anos antes, em 1987. Apenas o Iraque é, entre as equipas ainda em prova, a única que nunca atingiu as meias-finais do Mundial de Sub-20.
Atrás do golo do último reforço dos campeões nacionais ficaram os tentos do chileno Nicolas Castillo, frente ao Gana (3-4), e do ganês Moses Odjer na mesma partida dos quartos de final da competição..
Gauleses conseguem alcançar títulos em todas as competições de seleções...
Seleção africana dominou o Iraque e ficou no lugar mais baixo do pódio na Turquia...
"O Uruguai tem uma grande equipa. Temos visto o que têm feito"...
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes